As Faculdades FIMCA e Metropolitana sediaram nesta semana a Regional Norte de Bocha para Atletas Paralímpicos realizado pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), em parceria com a Federação Rondoniense de Paradesportiva de Esportes (FROPE). Os jogos foram disputados no complexo poliesportivo do campus universitário (vila olímpica), envolvendo 21 atletas, integrantes dos clubes ASSAFAPE e RONDÔNIA CLUBE PARALÍMPICO, sendo dois da classe BC1, seis atletas da classe BC2, cinco na classe BC3, e oito atletas na classe BC4.
Na classe BC1, os atletas Luís Mendes, da ASSAPAFE, e Erika Eugênio, do Rondônia Clube Paralímpico se enfrentaram duas vezes para definir o grande campeão. Luís levou a melhor nas duas partidas e venceu os confrontos por 8 a 3, e 13 a 0, ficando com a medalha de ouro.
Pelo BC2, a final reuniu os atletas Eduardo Junior e Afonso Dias, da ASSAPAFE, e Eduardo venceu por 6 a 2, sagrando-se campeão. Na disputa pelo terceiro lugar, dois atletas do Rondônia Clube Paralimpico, sendo que Dheniffer derrotou Ronaldo Freitas por 6 a 4.
Os cinco atletas da classe BC3 se enfrentaram entre si para definir o grande campeão. Emilson Silva, da ASSAPAFE, venceu seus quatro jogos e ficou com o primeiro lugar. Rogério Tonn, do Rondônia Clube Paralimpico, ficou em segundo, enquanto Gerson Carlos, da ASSAPAFE, em terceiro.
Na BC4, classe com maior número de atletas do Regional Norte, domínio da ASSAPAFE, que conquistou as três medalhas. José Aurismar venceu Raylander Cristian por 11 a 1 e ficou com o título. Na disputa do terceiro lugar, Edvânio Barbosa ganhou por 10 a 1 de Carlos Henrique, do Rondônia Clube Paralimpico.
O presidente da Associação Nacional de Desporto para Deficientes, Frederico Frazão, acompanhou toda a competição, tendo em vista que a Regional Norte de Bocha Adaptada tinha como objetivo selecionar atletas para o campeonato brasileiro que será disputado em novembro, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. Ele decidiu utilizar critérios por índice técnico para o processo de seleção. De Rondônia foram selecionados quatro atletas.
A presidente da Federação Rondoniense de Paradesportiva de Esportes, Edislaine da Silva, destacou o apoio do Diretor Geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, e da Diretora Geral da Faculdade Metropolitana, Dra. Maria Sílvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes, pela cessão do complexo poliesportivo para a realização dos jogos da Regional Norte de Bocha para Atletas Paralímpicos, que contou com a participação de todos os estados da Região Norte. Segundo Edislaine da Silva, o apoio dos Diretores das Faculdades FIMCA e Metropolitana foi fundamental para o sucesso do evento paradesportivo.