Em virtude do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e a Faculdade Metropolitana promoveram uma cerimônia de confraternização, reunindo no auditório as mulheres ligadas às duas instituições. Diretoras, coordenadoras de cursos, professoras, colaboradoras dos setores administrativos, técnicos e de serviços gerais participaram da programação que contou com uma palestra da coordenadora do curso de Serviço Social Zilene Rabelo.
O objetivo foi levar informações sobre os impactos positivos na defesa das mulheres vítimas de violência doméstica, visando à prevenção e o combate.
Ceiça Pinheiro representando o NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico), fala do sentimento em receber essa homenagem no dia da Mulher. “Eu me senti muito acarinhada, muito valorizada, porque é um dia pra gente parar e refletir, já que vivemos no corre corre do dia a dia, e nós exercemos tantos papéis que as vezes a gente não para pra pensarmos certas coisas, foi um momento excelente e principalmente as informações que tivemos, que de fato, metade delas eu não conhecia, tenho 35 anos de casada, mãe, avó, graças a Deus tive um bom casamento, mas temos amigas, parentes que precisam de informação, e as vezes a gente pode salvar uma vida. Então é nossa responsabilidade, temos que assumir nosso papel social de apoiar e contribuir para que a vida dos outros também seja melhor, temos que ter sabedoria para conduzir, e no momento apropriado da forma correta fazer essa denúncia para não se arrepender de termos sido omissos. E a faculdade ter essa iniciativa, esse momento de conhecimento e valorização faz toda a diferença na nossa vida”.
A diretora geral da Faculdade Metropolitana e vice-diretora da FIMCA, Dra. Maria Sílvia aproveitou a ocasião para agradecer o esforço e a dedicação das mulheres trabalhadoras que fazem das duas faculdades o maior e o mais procurado centro de ensino superior do estado.
Ao comentar a homenagem, a Dra. Maria Sílvia enfatizou que mais importante que comemorar a data, é reconhecer as conquistas das mulheres em diversos segmentos da sociedade. “Eu acredito que a mulher vem a cada dia conquistando o seu espaço e que essa violência um dia deixe de existir, a mulher precisa ser respeitada, precisa ser uma pessoa forte na sociedade. A palestra foi importante nesse clima de conscientização, e parabenizar todas as mulheres da FIMCA, Metropolitana e de todo nosso estado que são mulheres guerreiras, batalhadoras e que estão ai fazendo esse estado crescer”, destacou a diretora.
Rita Ramalho, coordenadora acadêmica destaca que o dia Internacional da Mulher é um dia de reflexão e comemoração. “Reflexão pelas conquistas que ainda precisam ser trilhadas, como o tema da violência doméstica que nós trouxemos com a intenção de despertar essa consciência com todas as mulheres que compõem a família FIMCA e Metropolitana, porque esse assunto ele precisa sair da escuridão, nós só superaremos a violência doméstica falando e debatendo amplamente sobre o assunto. Mas também é um dia de comemoração, por todas as lutas, conquistas, pelo lugar que a mulher vem ocupando na sociedade, e isso é realmente motivo de muita comemoração, nós temos na nossa instituição um grande exemplo que é a Dra. Maria Silvia e que representa uma história de mulher de sucesso, e é inspirado nela que eu desejo um feliz dia da mulher e que todas nós possamos perseguir nosso objetivos e alcançar os nossos sonhos”.
Ao final da palestra as mulheres da FIMCA e metropolitana degustaram de um delicioso coffe break, acompanhados de chocolates.
Veja as fotos