logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Ética em Pesquisa

16/11/2009 às 17h44min

 

Acadêmicos das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA – participaram do I Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa realizado nos dias 11 e 12 deste mês no auditório do Ministério Público, em Porto Velho.
 
Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar palestras proferidas por pesquisadores de renome, inclusive com experiência internacional, que é o caso do professor doutor, Hildebrando Pereira da Silva, diretor geral do Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais em Rondônia e vice – diretor da Fundação Osvaldo Cruz – Noroeste.
 
           Ele abordou o tema “Pesquisa e Ética” ilustrando a explanação com exemplos de casos de pesquisas na região da Amazônia, tornando a sua apresentação mais próxima da comunidade acadêmica presente ao encontro.
 
            Ao discursar na solenidade de abertura a diretora da FIMCA, Maria Sílvia Carvalho,(foto) destacou a importância do evento, cujo objetivo é fortalecer os comitês de ética em pesquisa, visando a segurança e dignidade de quem se propõe a participar de um estudo na condição de voluntário. “É muito importante essas discussões porque visam salvaguardar o sujeito da pesquisa”, declarou ela.
 
            Segundo a professora Liliane Ibara coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da FIMCA, o colegiado da instituição de ensino foi criado em abril de 2006 e desde a sua implantação vem realizando um importante trabalho graças à dedicação dos seus membros.
 
             “Contamos com integrantes de diferentes áreas do conhecimento, inclusive temos um representante dos usuários, ou seja, da comunidade”, informou a docente, que leciona no curso de odontologia.
 
            O comitê de ética tem como principal função, analisar projetos de pesquisa para dar o aval ou suspender a realização do trabalho proposto pelo seu autor. É analisada entre outras questões, a proteção das pessoas que estarão sendo pesquisadas direta ou indiretamente. “Até ao responder um questionário a pessoa já está participando da pesquisa”, esclarece Liliane.

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas