Profissional de renome no Brasil e no Exterior, com doutorado, mestrado e especializações nas mais importantes universidades do mundo, o Cirurgião-Dentista Antônio Tavares Bueno Júnior, doutor em Neurociência, Médico, Psicólogo e Fonoaudiólogo, ministrou palestra para graduandos do curso de Odontologia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), destacando "Neurociência na Odontologia" como tema central. Com vasta experiência internacional, Bueno Júnior informou que prepara um livro que deve ser lançado em 2016, baseado em estudos feitos nas diversas viagens feitas a países das Américas, da Europa e da Oceania, incluindo visitas às escolas.
O Dr. Antônio Tavares Bueno Júnior faz questão de destacar que a saúde bucal é uma atribuição do profissional odontólogo. “A odontologia cuida da saúde e não da doença e o profissional odontólogo precisa trabalhar para fazer a boca funcionar. A boca é um órgão tão fantástico que alguns se esquecem de ver como ela funciona”, acentua Bueno Júnior, acrescentando que o paradigma da Odontologia já mudou e que o profissional odontólogo precisa trabalhar com uma visão diferente da odontologia.
Na era do conhecimento, de acordo com o Dr. Antônio Bueno Júnior, o profissional da odontologia precisa ter o cérebro como meta. “Se o cérebro é o órgão mais importante do corpo e sua vida depende do oxigênio que recebe, e é pela boca e nariz funcionado corretamente que o cérebro vai funcionar correto, então boca e nariz devem ser, sem dúvida, a base de um trabalho para um dentista”, mencionou o palestrante, enfatizando que os dentes fazem parte da boca, mas não são a peça mais importante. “É a saliva a parte mais importante da boca, e o que fazemos para mantê-la sadia?”, questiona.
O palestrante destacou que a odontologia é a ciência humana que estuda e trata o sistema estomatognático que compreende a face, a região cervical e a cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos e as funções destes órgãos. “O dentista trata boca e nariz para oxigenar o cérebro, objetivando garantir qualidade de vida. Portanto, são os dentistas os responsáveis por manter o cérebro oxigenado”, disse. Bueno Júnior acrescentou que a boca e o nariz são importantes para o equilíbrio da saúde e que no aprendizado escolar passa a ter importância fundamental no diagnóstico para tratamento em odontologia. A palestra ministra pelo Dr. Antônio Tavares Bueno Júnior fez parte da XIII Jornada de Odontologia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho.