A atuação da ortopedia funcional dos maxilares frente ao respirador oral foi evidenciada em palestra ministrada pelo Professor Luciano Kazuo Murakami, Mestre em Ortodontia pela Universidade Metodista de São Paulo, graduado em odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e com especialização em ortodontia e ortopedia facial dos maxilares pela academia brasileira de odontologia secção Rondônia e especialização em ortopedia funcional dos maxilares pelo Conselho Federal de Odontologia. A palestra aconteceu no auditório do campus universitário das Faculdades Integradas Aparício Carvalho, sendo direcionada para graduandos do curso de fonoaudiologia da instituição.
Em sua palestra, Luciano Kazuo Murakami destacou a importância da avaliação, considerando-a fundamental para os procedimentos. “A avaliação é fundamental e deve ser feita com muito critério para evitar transtornos aos pacientes”, orientou o especialista, acrescentando que a relação interdisciplinar deve sempre ser aprofundada para o bem do paciente. Do ponto de vista fisiológico, Murakami informou que durante a respiração nasal o ar é filtrado, umedecido e aquecido e que, do ponto de vista do fonoaudiólogo favorece o posicionamento do respirador.
Conforme Luciano Murakami, o respirador oronasal é multifatorial e nem sempre de fácil diagnóstico, fato que exige a interação de profissionais especializados em diversas áreas, caracterizando uma ação multidisciplinar. “Respiração é quase tudo porque quando não se respira bem o organismo não funciona bem, além do que a respiração é fundamental para oxigenar o sangue e o cérebro”, observou o odontólogo, mencionando que a parte muscular e esquelética também é importante no processo de respiração e inspiração.