Com Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) e cursando Pós-graduação em Bovinocultura de Corte e Leite pela Abrace Brasil, o engenheiro agrônomo Pablo Rozo, formado na 3ª turma do curso de Agronomia da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho), é destaque no Programa de Ações a Jusante da Santo Antônio Energia (SAE). "É um programa inédito no mundo que está sendo realizado pela primeira vez aqui em nosso estado, especificamente na Região do Médio e Baixo Rio Madeira. É inédito porque em toda a história de construções de hidroelétricas nunca foram afetadas comunidades a Jusante à barragem, o que foi detectado aqui no Rio Madeira", disse Pablo Rozo.
Por conta disso, Rozo explicou que a Santo Antônio Energia, em conjunto com a Usina de Jirau, implantou este programa para beneficiar os produtores ribeirinhos e agroextrativistas da região do Médio e Baixo Madeira, visando agregar valores às suas produções. A proposta, de acordo com o engenheiro agrônomo, é melhorar a qualidade de vida e a sustentabilidade em suas atividades, tendo como foco a implantação de agroindústrias que funcionam nas comunidades de Cujubim Grande, Nazaré, São Carlos, Demarcação e Calama. Pablo Rozo é contratado do Instituto Fecomércio, que presta serviços à Santo Antônio Energia. Ele atua na comunidade de Cujubim Grande onde está sendo implantada uma agroindústria de beneficiamento de frutas tropicais para produção de polpas.
O engenheiro agrônomo formado pela FIMCA não esconde a satisfação de participar do programa. "Não há dinheiro que pague a alegria de ser bem recebido pelos produtores ribeirinhos em suas propriedades, que confiam em mim, seja para realização de treinamentos ou quando repasso técnicas agronômicas como profissional das Ciências Agrárias", salientou Rozo, acrescentando que o programa está contribuindo para o desenvolvimento da comunidade, agregando valores à produção dos ribeirinhos de forma sustentável.
"Posso afirmar que sou realizado profissionalmente e o aprendizado que obtive na FIMCA foi importante para a minha contratação", disse Pablo Rozo, destacando a parceria da FIMCA com a Emater Rondônia para realização do seu estágio obrigatório como peça fundamental para avaliação do seu currículo de experiência profissional. "Durante um ano, como estagiário na Emater, tive o prazer em prestar assistência técnica e extensão rural na agricultura familiar. Essa experiência fez com que eu me destacasse dos demais profissionais com perfil para trabalhar neste programa. Outro aspecto que me destacou foi o título que obtive com a FIMCA me honrando como o Melhor Aluno da 3ª Turma de Agronomia", acentuou. A professora Andreia Bitencourt, coordenadora do curso de Agronomia da FIMCA, enalteceu o sucesso profissional de Pablo Rozo. "O sucesso não acontece por acaso porque depende de comprometimento com os estudos e de muita perseverança", complementou a coordenadora.