A moderna e sofisticada estrutura dos laboratórios da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, foi destaque no Encontro Pedagógico realizado entre os dias 15 e 17 deste mês, reunindo todos os docentes e coordenadores do estabelecimento.
Além das palestras, dinâmicas, elaboração participativa dos novos conteúdos curriculares e a reflexão crítica sobre os componentes já em uso no gerenciamento pedagógico dos cursos de graduação, todo o corpo docente teve a oportunidade de fazer um “tour” pelos diversos laboratórios da faculdade, com o objetivo de conhecer sua estrutura, equipamentos e funcionalidade.
“Foi muito oportuna essa iniciativa da Coordenação Pedagógica, de me convidar para conduzir essa visita aos laboratórios da faculdade, porque, vez por outra, eu ouvia alguns professores reclamando que a FIMCA não tinha estrutura de laboratório. Mas depois dessa visita, esses mesmos professores, que por desinformação e falta de interesse falavam essas coisas, tiveram que admitir que estavam equivocados, diante do que viram”. A afirmação é do professor Marcelo de Lima Arouca, da Coordenação de Farmácia, ex – coordenador de laboratório, convidado para liderar a inspeção de reconhecimento.
De acordo com o professor, a FIMCA possui uma das mais completas estruturas de laboratórios de Rondônia. “Todos eles estão devidamente equipados para atender em cem por cento, todos os requisitos de eficiência e qualidade exigidos para o bom desempenho das aulas nele ministradas. São amplos, bem iluminados, possuem elevadores de corpos, exaustores e todos os itens de proteção coletiva exigidos pelo MEC e pelos órgãos de controle de qualidade”, salientou Marcelo.
Após a visita, os professores agradeceram e reconheceram a importância da atividade. Enquanto alguns reclamavam que era “cansativo percorrer todos os laboratórios da faculdade”, outros admitiam que “realmente desconheciam os investimentos da FIMCA nessa área”.
“Nossos professores são importantes formadores de opinião. É preciso que eles conheçam, sob todos os aspectos, a instituição na qual trabalham. Ao conhecerem a quantidade e a qualidade dos nossos laboratórios, eles podem exigir mais dos seus alunos. Agora estão cientes que, ao propor e acompanhar a elaboração de um TCC, por exemplo, podem contar com todos os materiais, processos e equipamentos dos nossos laboratórios”, finalizou Marcelo de Lima, aconselhando que todos os participantes procurem conhecer também, a estrutura e os serviços que são oferecidos à comunidade carente de Porto Velho, pelas Clínicas de Fisioterapia e Odontologia da FIMCA.
Após a visita aos laboratórios, professores e coordenadores participaram que um coquetel de confraternização que encerrou o Encontro Pedagógico.