A publicação de um artigo científico é muito importante para os alunos e para a instituição. Trata-se de uma grande oportunidade de divulgação de pesquisas e desenvolvimento de temas relevantes a serem estudados por toda comunidade acadêmica.
No último dia 20 de setembro de 2017, a egressa do curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA Ana Paula Barros teve um estudo publicado na Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. A pesquisa, apresentada como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), foi desenvolvida com a também egressa Sarana Matos.
O tema pesquisado foi: A Importância da atuação do Fisioterapeuta no parto vaginal em Primigestas e Multíparas.
O estudo relata a atuação do profissional de fisioterapia, demonstrando sua importância no processo de parto vaginal, destacando que a função do fisioterapeuta durante o trabalho parto é de amenizar os desconfortos da parturiente, orientar e conscientiza-la, tornando-a segura e confiante, estimulando a ter consciência de que seu corpo pode ser ferramenta para facilitar o trabalho de parto. Esse processo tem papel principal preparar a parturiente – física e psicologicamente – para um parto natural.
Foi falado também de outro importante papel desempenhado pelo fisioterapeuta, que é a promoção do conforto à mãe, demonstrando-lhe as vantagens do parto natural e deixando-lhe segura neste procedimento, que sobretudo, visa evitar cirurgias cesarianas (que além de elevados custos, tem altos riscos de morbimortalidade materna e fetal).
A Revista Núcleo do Conhecimento publica artigos, resenhas, relatórios técnicos, dissertações, teses, relatos clínicos, experiências laboratoriais, revisão de literatura, relato de experiência, dentre outro material científico que possa interessar e agregar conhecimento a sociedade. É uma revista multidisciplinar, eletrônica, de acesso gratuito, de periodicidade mensal.
O link do artigo segue em anexo, acesse:
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/atuacao-fisioterapeuta-no-parto-vaginal