O professor mestre Halanderson Pereira, do curso de Psicologia da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho), participa do 9º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia e do 8º Congresso Nacional de Psicologia e Políticas Públicas que acontecem de hoje até sábado na cidade de Salvador/BA. Halanderson Pereira apresentará os trabalhos "A mulher e a maternidade na política de assistência social: alguns apontamentos a partir de uma perspectiva de gênero em interface com a psicanálise" (modalidade comunicação oral) e "A escuta subjetiva do signo da pobreza: desafios para a psicanálise em extensão no trabalho social com famílias" (relato de experiência), produzidos com base em sua prática profissional como psicólogo e docente.
O Congresso Norte e Nordeste de Psicologia reúne em torno de 5 mil participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de psicologia. Trata-se de um evento que favorece a integração e a difusão do conhecimento produzido na área de psicologia nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, com amplitude nacional, assumindo um papel estratégico na organização da psicologia em todo o País. Entidades científicas e profissionais de psicologia encontram espaço nos eventos do CONPSI para planejarem suas ações institucionais, mediante assembleias e reuniões de trabalho. Neste ano, o Congresso tem como meta o aprimoramento e a profissionalização do planejamento.
Já o 8º Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas, promovido pelo Conselho Federal de Psicologia, tem como tema central “O Exercício Profissional enquanto Trabalho”, refletindo uma das principais preocupações do 16º Plenário do CFP: as condições de trabalho de psicólogos em todo o país, dos aspectos ligados à formação do profissional até às reais situações do dia a dia, com seus impactos no compromisso ético, na defesa incondicional dos direitos humanos e da pluralidade da Psicologia. Serão realizadas três mesas de debates que abordarão políticas no contexto da saúde, da assistência social e da Psicologia na relação com a justiça: “Participação da Psicologia na Saúde: Olhares e Fazeres da Psicologia no SUS – Sistema Único De Saúde”; “Subjetividade e Cidadania: Psicologia e Direito”; e “O Fazer Ético-Político: Participação da Psicologia na Assistência Social”.