logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

DOCENTE DA FIMCA É APROVADO PARA DOUTORADO NA UNIR

11/05/2016 às 10h34min

O docente Ivan Alberto Palheta Santos, coordenador de estágio, coordenador de pós-graduação e professor das Disciplinas de Bovinocultura de Corte, Forragicultura e Nutrição de Ruminantes do curso de Zootecnia da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho), obteve aprovação para Doutorado no Programa de Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade da UNIR (Universidade Federal de Rondônia). Ivan Palheta é graduado na Área de Zootecnia pela UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia), possui Especialização em Pecuária Leiteira na Michigan State University e Mestrado em Ciência Animal pela UFPA (Universidade Federal do Pará).

Ivan Palheta informou que se preparou estudando nas horas vagas e com ajuda do seu orientador Luiz Pfeifer, pesquisador da Embrapa Rondônia, considerando que o processo seletivo de Doutorado em Desenvolvimento Regional da UNIR é muito extenso e consiste em análise de curriculum, análise do projeto escrito, defesa do projeto, prova de inglês e prova de português. “No meu entender, a seleção foi bem rigorosa porque houve 36 escritos e somente 6 conseguiram aprovação”, disse.

O docente disse que a área do desenvolvimento rural e da sustentabilidade se encaixa muito bem no seu perfil profissional por sua formação em Zootecnia e educador. “As discussões são multidisciplinares e enriquecem muito o nosso ponto de vista que acaba sofrendo um processo de segregação natural dentro do meio acadêmico. Hoje convivo com engenheiros ambientais, geógrafos, agrônomos, veterinários e profissionais de outras formações que me dão pontos de vistas diferentes aos problemas do meu dia a dia”, informou.

Ivan Palheta entende que investir na carreira é extremamente importante porque motiva a buscar novos conhecimentos, traz um benefício claro na faixa salarial, cria um diferencial de mercado e recicla profissionalmente. “Independentemente da área de atuação, o profissional não pode parar. Ou continua buscando novos conhecimentos ou corre o risco de ficar para trás”, destacou. Sobre a profissão escolhida, Palheta disse que sempre quis trabalhar com animais. “Lembro que desde sempre contava histórias para os meus pais relacionadas às coisas que aprendi nos canais de documentários sobre animais. Com o tempo fui conhecendo diferentes segmentos na área de produção animal e o que mais me agradou foi a Zootecnia e não me arrependo da escolha”, assinalou.

O docente do curso de Zootecnia da FIMCA disse que a agropecuária é um dos setores que atualmente mais vem apresentando mudanças em todo o Brasil, por ser um setor que apresenta incríveis números na contramão da crise. “Cada vez mais vejo interesse de empresas em receber os nossos graduandos para estágio supervisionado, sendo que em dois anos foram mais de 50 convênios para as ciências agrárias”, informou. Ivan Palheta acentuou que a FIMCA vem mais aprimorando cada vez a forma de agir e formando profissionais críticos para se tornarem profissionais aptos a tomarem decisões no campo e assim serem profissionais que realmente fazem a diferença.

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas