A Professora Alcione Oliveira dos Santos, dos Cursos de Farmácia e Biomedicina das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), concluiu Doutorado na área de Virologia pela Universidade Federal de Rondônia com o trabalho intitulado “Identificação de hepatite B oculta em indivíduos com antiHBc isolado” utilizando um método molecular ultrassensível, já publicado em revista científica internacional. Alcione de Oliveira dos Santos possui Mestrado em Biologia Experimental e Graduação em Ciências Biológicas, com experiência em orientação e desenvolvimento de projetos, com ênfase nas áreas de Virologia Molecular das Hepatites Virais (HBV, HCV e HDV) e Biologia Molecular (RT-PCR, Real Time PCR, Genotipagem e Clonagem).
De acordo com Alcione Oliveira dos Santos, a sua tese de Doutorado teve como objetivo identificar a hepatite B oculta em amostras de indivíduos com anti-HBc total isolado, utilizando um método de PCR em tempo real in house ultrassensível (qHBV), servindo como alternativa para teste de ácido nucleico (NAT). Para ela, essa formação acadêmica é de grande importância na docência porque permite ao professor capacitar-se para melhor qualidade do processo ensino aprendizagem. “O docente não atua como um mero transmissor do conhecimento, mas como um produtor de informação, capaz de ensinar aos acadêmicos diferentes formas de pesquisar e pensar”, menciona a Doutora, destacando a necessidade de investimentos no crescimento profissional, independente da carreira escolhida.
Na FIMCA desde 2011, a Doutora Alcione Santos é docente dos cursos de Farmácia e Biomedicina e também gerencia o Laboratório de Virologia Molecular da FIOCRUZ-RO, onde atua na orientação e desenvolvimento de projetos, com ênfase nas áreas de virologia molecular das hepatites virais (HBV, HCV e HDV) e biologia molecular (RT-PCR, Real time PCR, Genotipagem e Clonagem). “Vejo a FIMCA como uma das melhores Instituições de Ensino Superior do estado e, sem dúvidas, fazer parte do seu corpo docente é muito gratificante, tendo em vista o apoio e o incentivo que sempre recebi da instituição”, destaca. Alcione Santos produziu 6 artigos publicados em revistas indexadas internacionais, além de 28 resumos publicados em anais de congressos científicos nacionais e internacionais.