A FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, em parceria com a FHEMERON – Fundação de Hematologia de Rondônia, promoveu na manhã dessa sexta-feira, 08 de fevereiro, uma campanha de doação de sangue e cadastro de medulas ósseas. A iniciativa faz parte do trote solidário, porém todo o corpo acadêmico é convocado a prestar esse serviço à comunidade.
A iniciativa visa repor os estoques de sangue da Fhemeron, que está baixo, segundo o assistente social da instituição, Dimarães Silva. E incentiva a todos a exercerem esse gesto de solidariedade, “primeiro é importante lembrar que sangue é vida, que as pessoas estarão salvando vidas e para nos ajudar a cumprir essa missão precisamos de doadores. Hoje você pode estar doando, mas amanhã você também pode estar recebendo”. Salientou que a instituição funcionará nessa segunda-feira de carnaval, das 7:30 às 18:00h, devido a grande demanda para essa época do ano.
O acadêmico de medicina veterinária, Alexandre Gadelha, contou que há muito tempo já queria doar sangue, porém sua idade não permitia, agora com 18 anos e ainda contando com a facilidade dessa ação na instituição, ele não perdeu a oportunidade “sei que é muito importante, a doação é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas, por isso pretendo continuar”. A acadêmica de medicina Giovanna Capila, também estava doando pela primeira vez “a vontade de ajudar as pessoas, salvar uma vida, é mais importante que tudo, mesmo eu não estando presente e sabendo que estou ajudando alguém, já é muito gratificante, é uma questão de amor ao próximo”, enfatizou a jovem.
Além da coleta de sangue, a ação visou ampliar o número de cadastramento no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – Redome. Com apenas 5ml de seu sangue, o acadêmico de medicina Mahmed Dahas começou a fazer parte do Registro “é uma atitude importante, porque uma hora algum conhecido ou até nós mesmo podemos precisar, e tendo o cadastro é mais fácil de encontrar um doador”, afirmou o estudante.
Essa ação é uma parceria que já acontece há alguns anos na instituição e segundo o coordenador de medicina, George Luiz, é fundamental que seus acadêmicos já se conscientizem do quanto esse gesto de solidariedade é importante para ajudar a salvar vidas “é um gesto de amor ao próximo que demonstra nosso compromisso social. A FIMCA não possui somente o objetivo de repassar conhecimentos científicos, mas também com a formação humanitária de seus alunos, de modo que ele perceba que a solidariedade deve fazer parte de sua vida”, enfatizou o coordenador.
Para você se tornar um doador, basta procurar a FHEMERON, ao lado do Hospital de Base, observando as seguintes condições:
Sangue
• Ter entre 18 e 65 anos;
• Pesar mais que 50 Kg;
• Alimentar-se antes, evitando gorduras;
• Ter repousado pelo tempo mínimo de 6h;
• Levar documento de identidade (RG);
• Não ter fumado 2h antes;
• Não ter ingerido bebidas alcóolicas 24 horas antes;
• Ter respeitado o intervalo mínimo entre doações:
– 60 dias – homens podendo doar até 4X/ano;
– 90 dias – mulheres podendo doar até 3X/ano
Medula
• Ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em boas condições de saúde;
• Levar documento de Identidade (RG);
• Preencher um cadastro com seus dados completos e endereço;
• Coletar uma pequena amostra de sangue (5ml) para identificar a sua tipagem genética que se chama HLA.