Na noite de terça-feira, 01, aconteceu no Espaço do Bingool Clube a cerimônia de abertura da 1ª Feira do Livro de Porto Velho que teve como destaque a homenagem ao diretor da FIMCA e presidente da Academia de Letras de Rondônia, Aparício Carvalho,escolhido pelos organizadores para Patrono da Feira.
A festa teve como mestre de cerimônias, Antônio Oliveira que fez a composição da mesa de honra. Primeiramente chamando os organizadores da Feira, Ednéia Aidar, Sirlaine Galhardo e Nelson Nevoni, da Documenta.com, o secretário de Desenvolvimento Sócio-Econômico de Porto Velho, José Carlos Monteiro Gadelha, o diretor da FIMCA e homenageado da noite, Aparício Carvalho, Fátima Ferreira, representante da secretária Epifânia Barbosa, da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Gisele Araújo, diretora administrativa do Senac e Iranir Bento, da FASER, representando o Governo do Estado.
Aparício Carvalho que em seu discurso agradeceu pelo convite, falou de forma veemente do abandono em que se encontra o prédio da Academia de Letras de Rondônia, do descaso governamental e na destruição do patrimônio histórico. Falou também da importância da Feira que contribui para a divulgação de autores locais, incentivando a leitura, a preservação da cultura assim como da memória de Rondônia. Para finalizar parabenizou os organizadores da Feira, desejando sucesso e afirmando que a Feira possui todas as qualidades para fazer parte definitiva do calendário de eventos culturais da cidade.
Aparício Carvalho declarou que ficou muito lisonjeado pela homenagem, mas que sua maior satisfação foi saber que a feira reservou um espaço para os autores locais, pois precisam ser divulgados. Destacou a presença do vice-presidente da Academia de Letras de Rondônia, Abinael Machado de Lima e do também membro da academia e historiador, Matias Mendes.
?Esta primeira feira contribuirá para a divulgação da cultura do nosso estado, dos nossos autores, incentivando a leitura nos jovens para que eles possam conhecer não apenas os autores nacionais, mas também os escritores locais como os membros da Academia de Letras de Rondônia e outros, o que desejamos é que esta feira conquiste seu espaço e que a população tenha este contato importante com a leitura?, afirmou Aparício.
Segundo José Carlos Monteiro Gadelha, secretário de Desenvolvimento Sócio-Econômico de Porto Velho, ?logo que tivemos a oportunidade de conhecer o projeto desta feira, nós nos empenhamos para apoiar a realização da 1ª Feira do Livro de Porto Velho, parceria com da prefeitura através da Semed e da Semdes, estamos com estande institucional divulgando projetos e ações em torno da área de educação e na área de qualificação profissional. Trabalho com os catadores, o Pró-Jovem, Juventude Cidadã?.
O secretário afirmou que ?esperamos que esta feira se firme, pois, a feira tem o cunho de trazer para a cidade o incentivo à leitura, e oportuniza a população de Porto Velho a possibilidade a leitura, parcerias com alunos de escolas públicas que visitarão a feira?.
Gadelha falou ainda sobre a acertada escolha de Aparício Carvalho para patrono da Feira, por ser uma pessoa que se dedica à produção literária, com vários livros publicados, e ainda por ser presidente da Academia de Letras de Rondônia, e pela sua participação atuante em eventos e projetos culturais.
Prestigiando o evento e o homenageado, a vice-diretora da FIMCA, Maria Silvia Carvalho, mulher de Aparício Carvalho, os filhos do casal, Mariana e Maurício. A coordenadora do Núcleo de Atenção Farmacêutica da FIMCA, professora Elysângela Oliveira e o coordenador do Curso de Turismo Ambiental da FIMCA, professor José Marques. As Faculdades FIMCA e Metropolitana contam com um expositor na Feira.
As equipes dos sites rondoniaovivo, noticianahora, verdaderondonia, estanaweb, do programa Infoco e da TV Candelária estiveram no Espaço do Bingool Clube para registrar o evento.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA