Durante solenidade realizada na noite desta segunda ? feira, 18, no auditório das Faculdades Integradas Aparício Carvalho, foi instalada a Liga Acadêmica de Psiquiatria de Rondônia (LAPSRO)e em seguida empossados seus membros.
A LAPSRO reúne acadêmicos de três cursos de Medicina, entre eles o das Faculdades FIMCA. O diretor da Instituição, Aparício Carvalho atuará como orientador da Ligar, e Bernardo Melo será o tutor.
O evento de apresentação da entidade estudantil contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, do médico José Odair Ferrari do Departamento Médico da Unir, da vice ? diretora da FIMCA, Maria Sílvia Carvalho e Sílvio Roberto, representante em Rondônia do Movimento Antimanicomial.
Segundo a presidente da LAPSRO, Laura Neckel, estudante do segundo período de medicina da Unir, a proposta é promover estudos na área de psiquiatria, aprofundando os conhecimentos por meio de palestras, entre outros estudos. ?Queremos esclarecer a população o que realmente é psiquiatria?, declarou ela, admitindo que essa especialidade ainda gera preconceito entre pessoas que acham que especialistas da área atendem apenas pessoas com graves distúrbios mentais.
Para Aparício Carvalho, psiquiatra com ampla atuação em Rondônia, a instalação da Liga é mais um movimento importante que conta com acadêmicos do curso de Medicina da FIMCA. ?Apoiamos e incentivamos a iniciativa dos nossos alunos e esperamos que esta assim como as demais Ligas cumpra seu papel perante a comunidade acadêmica e a população?.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA