Na noite de ontem (18 de outubro) para comemorar e homenagear o Dia do Médico, a direção das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA recebeu o professor José Odair Ferrari para uma palestra cujo tema foi ?Noções de ética médica para alunos de Medicina?. A palestra aconteceu no auditório da Instituição que recebeu mais de trezentos acadêmicos das quatro turmas do Curso de Medicina da FIMCA.
A coordenadora do Núcleo de Acompanhamento e Integração Acadêmica (NAIA), professora Isabel Cristina atuou como mestre de cerimônia. Presentes os diretores da FIMCA, Aparício Carvalho de Moraes e Maria Silvia Carvalho, a coordenadora do Curso de Medicina da FIMCA, professora Claudete Martins e o palestrante, professor José Ferrari.
Professora Isabel fez uma breve apresentação do currículo do professor Ferrari que, em seguida iniciou sua palestra mostrando um vídeo para que os presentes refletissem sobre a importância da ética. Durante a palestra professor Ferrari explanou sobre o conceito e definições de Ética, Moral, assim como Ética médica.
O palestrante abordou ainda o porquê da existência do Conselho de Ética Médica, direitos e deveres para médicos previstos pelo Conselho de Medicina, erro médico, especialidades de risco, perfil do profissional punido por erro médico e condições facilitadoras do erro médico e a prevenção. Falou também sobre a formação do médico assim como atribuições dos Conselhos regionais, do conselho federal de Medicina, e assim como as atribuições dos conselheiros e encerrou falando sobre responsabilidade profissional.
?Fiquei muito feliz com convite da professora Claudete Martins para ministrar esta palestra sobre Ética profissional com o intuito de introduzir os acadêmicos de Medicina da FIMCA no comportamento adequado e ético do profissional médico, e acredito que o tema contribuiu para que estes estudantes aprendam a importância de assumir compromisso com a sociedade, principalmente os mais carentes?.
O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho falou que o Dia do Médico é uma data especial. ?Hoje é um dia de motivação para que cada vez mais possamos trabalhar dentro da Ética e podermos dar mais atenção à população que carece de assistência à saúde, pois o sistema de saúde atualmente no Brasil está falido e a população está à margem não apenas em Rondônia, mas em todo o país.
?Não existe uma política de saúde para uma assistência integral para a população. Acredito que cabe a nós diretores de instituições de ensino superior e formadores de opiniões, orientando nossos acadêmicos para que possam dar o máximo na assistência a pessoas que necessitam. É importante que possamos dar este estimulo e formação a estes jovens?, enfatizou Aparício Carvalho que complementou afirmando que ?a FIMCA junto com a Associação Médica e o Conselho regional de Medicina tentamos sensibilizar nossos acadêmicos para a importância a Ética dentro da Medicina?.
A coordenadora do Curso de Medicina da FIMCA, professora Claudete Martins entregou a cada acadêmico presente no evento, uma mensagem para que cada um pudesse refletir no dia em que se comemorou o dia do Médico. Terminada a palestra, que contou com a cobertura jornalística da equipe da TV Candelária, a direção ofereceu um coquetel.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA