Acadêmicos do Curso de Terapia Ocupacional e Enfermagem das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), realizaram nesta sexta feira, 21/10, no auditório da Instituição, um ciclo de palestras voltadas ao Outubro Rosa (prevenção ao Câncer de mama), em alusão ao dia do Terapeuta (13 de outubro).
O Câncer de mama é uma doença em que as células malignas se formam no tecido mamário, ocorre geralmente em mulheres em torno de 50 anos, mas pode atingir gestantes ou mulheres que deram a luz recentemente. Nos últimos anos, os casos da doença têm aumentado e se espalhado também entre as mulheres jovens e homens. A herança genética, obesidade e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama.
A Solenidade de abertura teve como convidados: Dr. Aparício Carvalho – Diretor da FIMCA, Cleusa Avello Correa – Coordenadora do NAIA (Núcleo de Apoio Pedagógico) e Luiz Libanor – Assessor de Diretoria.
O ciclo de palestras contou com a presença dos convidados: Mc. Clenilda Aparecida dos Santos (coordenadora Estadual da Saúde da Mulher de Rondônia), Elisete Moreira – Coordenadora Interina do Curso de Terapia Ocupacional, Cristinéia Paiva Magalhães – Enfermeira do Instituto de Oncologia de Radioterapia São Pelegrino, Franciane de Souza – Fisioterapeuta e Vanessa Liliana Lobo – Psicóloga, abordando sobre o Câncer de mama e colo de útero “Um olhar sobre a prevenção e detecção precoce”.
O objetivo do evento foi promover a integração e conscientização dos membros da comunidade acadêmica, alertando sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A palestrante Cristinéia Maia, fala da iniciativa e agradece os acadêmicos. “Quero agradecer ao curso de Terapia Ocupacional, pela nobre causa com essas doações de turbantes para nossa instituição, para os nossos pacientes oncológicos que necessitam e com isso fazer com que eles se sintam melhores e mais felizes num momento tão delicado da vida deles”.
A acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional, Thaís Bispo, comenta sobre o assunto abordado no evento. “O tema abordado é muito importante para nós terapeutas ocupacionais, no sentido de fazer essa prevenção com nossos pacientes, somos um grupo e trabalhamos em união com uma equipe multidisciplinar, estou muito feliz em estar tendo essa oportunidade de participar desse evento que está muito bem organizado, só ganhamos com isso para que no futuro sejamos profissionais capacitados e realizados”.
A Coordenadora Interina do Curso de Terapia Ocupacional, Elisete Moreira, aprovou o evento e diz que foi melhor do que o esperado. “O evento foi um sucesso e superou nossa expectativa, a participação dos acadêmicos foi em massa, nós unimos o dia da Terapia Ocupacional com a Campanha do Outubro Rosa, fazendo assim uma união perfeita, abordando temas relevantes que devem ser discutidos, fizemos também um trabalho voltado para o lado social e arrecadamos quase 150 turbantes e lenços que serão doados metade para o Hospital São Pelegrino, e a outra metade para o Hospital Barretinho, fazendo assim com que essas mulheres tenham um pouco da sua alta estima elevada ensinamos técnicas para o uso do turbante e como os familiares podem auxiliar nesses momentos, então o objetivo traçado foi alcançado e nós estamos muito felizes com o resultado e com a participação dos acadêmicos e de todos que fizeram parte desse momento”.
Confira algumas fotos