logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Debate sobre o livro Microfísicas do Imperialismo, de Hélio Rocha

22/03/2013 às 17h42min

 

Aconteceu na noite dessa quinta-feira, 21 de março, no auditório das Faculdades Integradas Aparício Carvalho, uma palestra e discussão sobre o contexto sócio, político e econômico analisado a partir de diversos projetos desenvolvimentistas aos quais foi submetido o estado de Rondônia. Promovido pelo curso de pedagogia da Faculdade Metropolitana, contou com a presença do Professor e Doutor Hélio Rocha, autor dos livros O Mar e a Selva e Microfísicas do Imperialismo.

A coordenadora Elisangelica Fernandes iniciou o evento “hoje iremos discutir temas relacionados à história e geografia do estado de Rondônia. O educador precisa entender em que contexto está associado: contexto social, político, econômico. E nós trazemos para essa aula palestra um importante escritor aqui da nossa região, o professor e doutor Hélio Rocha, que tem ótimos trabalhos, livros escritos relacionados a essa temática e isso vai agregar valor na formação do nosso profissional. O acadêmico também terá um importante espaço de debate, discussão e contextualização pra entender o nosso estado e em que local ele irá atuar enquanto profissional. Em seguida todos presentes puderam apreciar as apresentações de Libras dos acadêmicos dos cursos de Educação Física e Pedagogia, sob a coordenação da professora Rafaela PitWak.  Logo após o vice-diretor da Faculdade Metropolitana, Professor-Mestre Gilmar dos Santos acolheu os acadêmicos, enfatizando a importância do evento e a discussão sobre o nosso Estado.  

 

Então, o professor e doutor Hélio Rocha, assumiu a noite mostrando a situação política e sócio econômica de Rondônia na década de 80, baseado na sua obra Microfísica do Imperialismo “é importante rever discursos sobre a Amazônia numa perspectiva contrária a muitos olhares etnocêntrico, racistas, estereotipados, que denigrem a imagem da região e é necessário darmos uma resposta”, afirmou o palestrante.

Logo os acadêmicos puderam participar com perguntas e discutir mais sobre o tema abordado. A participação dos alunos foi tão enfática que tornou claro a necessidade desse debate para entender o Estado em que irá atuar profissionalmente, como afirma a acadêmica do 3º período de Pedagogia Clarice de Freitas “é de grande importância para nós, porque o  que ele abordou hoje faz uma ponte com o que é passado dentro de sala de aula. Por exemplo, os nossos professores que abordam sobre assuntos de nossa região, tem que fazê-lo de forma encantadora, porque tem gente aqui da nossa terra que não conhece a história, que não valoriza os nossos bens. Então essa noite abriu a nossa mente para se policiar e tentar dar mais valor ao que é nosso, nossas raízes, o que a gente é”.

 

A noite encerrou com o Professor Hélio Rocha autografando seus livros.

 

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas