Para quem busca a formação superior em cursos que estão alinhados com a nova onda de desenvolvimento de Rondônia, a FIMCA acena com boas oportunidades neste segundo Vestibular 2010. Sem mencionar os demais, destacamos pelo menos os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Turismo Ambiental, Terapia Ocupacional, Arquitetura e Urbanismo e Gastronomia, como os de maiores potenciais de empregabilidade imediata.
Medicina Veterinária – O curso de Medicina Veterinária da FIMCA proporciona sólida formação em matérias básicas, gerais e profissionais, preparando o médico veterinário para pleno exercício da profissão em todos os seus campos de atuação. O profissional poderá prestar serviços como autônomo em clínicas, fazendas, cooperativas, centrais de reprodução de entidades particulares e estatais, no controle sanitário de alimentos, indústrias farmacêuticas de produção de ração e de produtos e subprodutos de origem animal, atividades econômicas que estão se proliferando no estado e na região.
Zootecnia – O curso de Zootecnia da FIMCA tem como objetivo formar profissional de nível superior, com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, nas áreas de criação, manejo, nutrição, alimentação, reprodução e melhoramento de animais domésticos e silvestres, bem como em economia e administração rural e agronegócios. O mercado para esta área de atuação profissional está bastante aquecido em Rondônia. Atuando junto aos meios de produção, o zootecnista faz pesquisa, ensino, e extensão zootécnica, particularmente em atividades de assistência técnica e planejamento, nutrição animal, melhoramento, forragicultura, pastagens e produção de animais domésticos e silvestres, buscando o aumento da produtividade animal, atuando como profissional autônomo; em empresas públicas; fazendas, granjas e cooperativas agrícolas; empresas zoopecuárias; instituições de extensão rural; escritórios de planejamento pecuários; indústrias de ração e derivados animais; frigoríficos; institutos de pesquisas e em instituições de ensino superior.
Turismo Ambiental – O evidente potencial turístico de Rondônia, ainda timidamente explorado, oferece amplas oportunidades de investimentos no Turismo Ambiental. É um tipo de negócio que cresce a cada dia, gerando desenvolvimento, fortalecendo regiões, estados, países e blocos econômicos. O crescimento do turismo em termos mundiais reflete a opção por essa atividade por aqueles países dispostos a diversificar sua matriz econômica. Há muito o turismo deixou de ser apenas um coadjuvante. Nesse contexto, a gestão e o planejamento turístico são essenciais para órgãos públicos e empresas particulares. O bacharel em Turismo Ambiental graduado pela FIMCA atende satisfatoriamente a demanda de mão de obra especializada desse mercado. Ao mesmo tempo em que está capacitado para atuar em empreendimentos de nível regional, está também qualificado para os mercados nacional e internacional.
Terapia Ocupacional – Curso Inédito em Rondônia, tem o propósito de formar Terapeutas ocupacionais, profissional capacitado pra promover a autonomia e a independência do indivíduo para a sua participação social nos moldes desejáveis. Os terapeutas ocupacionais utilizam métodos e técnicas que recuperam ao máximo a independência do paciente. Eles podem atuar em diferentes especialidades médicas, como neurologia, ortopedia, psiquiatria, geriatria, dentre outras. Seus préstimos são necessários em situações de hospitalização por diferentes causas e diante de enfermidades crônicas que exijam atenção nos domínios das habilidades motoras, cognitivas e emocionais. Atendimentos domiciliares, no ambiente escolar e de trabalho também são realizados pelos terapeutas ocupacionais. Destaca-se também a importância do trabalho desse profissional na humanização do ambiente hospitalar e no campo da saúde do trabalhador.
Arquitetura e Urbanismo – O mercado local nunca esteve tão aquecido para a indústria da construção civil quanto agora, oferecendo nítidas vantagens para o sucesso profissional de arquitetos e urbanistas. As obras do PAC e das Usinas Hidrelétricas do Madeira estão impulsionando o setor da construção civil em Rondônia e transformando nossas cidades em grandes canteiros de obras. São casas, prédios residenciais e edifícios comerciais, além das obras de infra-estrutura como rodovias, pontes, portos, aeroportos, ampliação da rede de esgoto e distribuição de água, que geram grande demanda por especialistas de várias áreas, entre eles arquitetos e urbanistas. Essa é uma das áreas que possuem amplo leque de atuação, pois paisagistas e urbanistas encontram lugar na administração de praças e parques, nas prefeituras municipais, para realizar o reordenamento territorial e organizar a distribuição de terras, e em construtoras de condomínios de luxo. Empresas privadas de diversos ramos de atuação, como criação de mobiliário, cerâmica e montagem de cozinhas, também têm oferecido vagas para o arquiteto.
Gastronomia – O Curso de Gastronomia da FIMCA prepara o aluno para atuar nos diversos segmentos da área, em atividades voltadas às diferentes culturas alimentares. A área de atuação em Gastronomia abrange empresas com atividades de várias naturezas, como a prestação de serviços em restaurantes, bares e similares. Essas empresas podem ser comerciais ou não, autônomas ou integradas aos meios de hospedagem ou a escolas, clubes, parques, empresas aéreas, ferroviárias etc. ou, ainda, à produção para buffet, catering, banquete e distribuidores de produtos vinícolas. A principal função dessas empresas, entretanto, é a de proporcionar o bem-estar, o prazer e a sociabilidade, valorizando os costumes regionais. O mercado para esse profissional está em expansão em todas as regiões do País, principalmente em Rondônia, sendo que a empregabilidade se mantém aquecida na Gastronomia pela diversificação cultural e pela necessidade de profissionais especializados. O setor gastronômico ganha espaço nas mídias, valorizando e formando uma cultura dos alimentos, sua apresentação e degustação.
Esta é a última semana para as inscrições do processo seletivo (Vestibular) 2010.2 para cursos de graduação da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e Faculdade Metropolitana. As inscrições serão encerradas nesta sexta-feira, dia 11, as 21:00h. O processo seletivo unificado oferece 2.080 vagas distribuídas em 23 cursos de graduação e se constitui em mais uma oportunidade para jovens e adultos que ainda queriam fazer um curso superior.