logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Curso de Turismo Ambiental da FIMCA realizou inúmeros projetos sociais

13/07/2006 às 15h57min

Há um ano meio, quando o Curso de Turismo Ambiental foi implantado na FIMCA ? Faculdades Integradas Aparício Carvalho, o projeto gerou expectativa, no entanto, com o fim do ano letivo de 2005, o sucesso do curso superou qualquer dúvida.


 


A Professora Heldelícia Souza, formada em Turismo pela PUCMINAS, Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior e Especialização em Gestão Ambiental, coordena o Curso há seis meses, diz ao fazer uma retrospectiva das atividades realizadas, principalmente no último semestre, ?que os acadêmicos tiveram a oportunidade de desenvolver inúmeros trabalhos junto à comunidade local, pois valoriza ainda mais a atuação de cada um e o papel da faculdade?.


 


Heldelícia destaca alguns projetos que aconteceram durante o ano, como ?Comunidade na Faculdade, que teve o propósito de trazer moradores dos bairros vizinhos para dentro da FIMCA, outro detalhe importante, é que cada curso contribuiu com um tipo de serviço?. O Curso de Turismo, por exemplo, ficou responsável pela parte cultural.


 


Nos dias 26 e 27 de setembro, os acadêmicos de Turismo Ambiental participaram da Semana do Turismo, que teve como tema ? Turismo e meio ambiente, desafios e perspectivas para Rondônia. Durante a programação foram promovidos debates com a presença de profissionais da área, polícia ambiental, IBAMA, Ministério Público, Turismólogos, membros da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR) e da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), acadêmicos e professores, que puderam debater sobre como desenvolver o turismo ambiental em Rondônia e ainda a fiscalização dos órgãos e como estão atuando.


 


Segundo Heldelícia, o trabalho realizado pelos acadêmicos do 2º período com o Professor de História, Mário Sávio (Elementos Históricos do Turismo), ?foi de vital importância para que eles pudessem entrar em contato e conhecer a história de Rondônia. Para tanto, eles realizaram minucioso levantamento dos monumentos históricos do estado e fazendo seus registros?.


 


O trabalho foi apresentado em seminário na FIMCA com a presença de autoridades, entre elas: o Secretário de Cultura Paulo de Tarso, o historiador Antonio Ocampo e ainda alunos do Curso de História da UNIR (Universidade de Rondônia).


 


Outros projetos de destaque: Projeto Lago Cuniã, quando os alunos viajaram a comunidade para realizar trabalhos de pesquisa e levaram alimentos e roupas para doações, confirmando o caráter social da atividade e o Projeto Fortaleza do Abunã, quando os acadêmicos trabalharam a questão da educação ambiental com os turistas.


 


?Em 2006 pretendemos dar continuidade ao trabalho de educação ambiental e também ao Projeto Lago Cuniã e a proposta é que os alunos tomem a iniciativa e busquem patrocínios para realização do novo Projeto Lago Cuniã e variar o atendimento a comunidade?, afirmou a coordenadora e acrescentou ? ?a participação dos acadêmicos é ativa e eles trazem projetos para que a coordenação e a direção possam avaliar?.


 


O Diretor Geral da FIMCA, Dr. Aparício e Drª. Maria Silvia, Vice-Diretora, apóiam as atividades e os projetos, pois sabem que os mesmos são peças importantes para o desenvolvimento e crescimento dos acadêmicos e por conseqüência, o fortalecimento do curso.


 


No Dia Árvore (21 de setembro) ? Os acadêmicos dos Cursos de Turismo Ambiental e de Biologia visitaram a escola D. Pedro I, situada no Conjunto Guaporé, onde puderam trabalhar com as crianças, orientando-as nos cuidados com a escola e a preservação da natureza com a plantação de mudas, que receberam nomes dados pelos estudantes. A Professora Heldelícia encerra contando que ?inclusive as mudas que foram compradas e doadas pela Drª. Silvia?.


 


Heldelícia Souza é formada em Turismo pela PUCMINAS, fez Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior e Especialização em Gestão Ambiental.

Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas