Como parte da programação do I Simpósio Rondoniense de Terapia Intensiva que acontece nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA, de 27 a 29 de junho, a Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (Sobrati) promoveu durante a manhã e à tarde de sexta-feira (27) um Curso pré-simpósio ? Suporte Básico Intensivo ministrado pelo presidente da Associação, Douglas Ferrari.
Vinculado às diretrizes da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva e do Comitê Brasileiro de Reanimação, o Curso de Suporte Básico Intensivo tem como objetivo estabelecer conteúdo técnico prático e teórico com a finalidade de proporcionar aos profissionais, bases para atendimento de situações em urgência e emergência clínica, sobretudo no apoio na parada cardiorrespiratória (PCR) com o manuseio e importância do desfibrilador externo automático (DEA)
De acordo com Douglas Ferrari o intuito é ampliar a discussão sobre o estimulo a protocolos internos, assim como a sistematização e a prevenção de eventos clínicos graves, sensibilizando a equipe na manutenção da qualidade e desta forma unir esforços para “salvar a vida”, na sua plenitude e função, em detrimento de seqüelas neurológicas irreversíveis.
O Curso foi realizado no anfiteatro da FIMCA para um público de 150 acadêmicos do Curso de Medicina. Além do palestrante, Douglas Ferrari, o evento contou ainda com a presença do médico Rodrigo Tadine e da enfermeira Cintia Dutra, todos da Sobrati, e o coordenador do evento, professor Nestor Dándrea Mendes, docente da FIMCA.
Este 1º Simpósio sobre Terapia Intensiva conta com a coordenação da Sobrati e co-organização do professor Nestor Ângelo Dàndrea, apoio da Associação Médica de Rondônia e o patrocínio da direção da FIMCA, Ameron, Clinica de Radiologia Samuel Castiel e Centro de Diagnóstico por imagem Dr.Enoch.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA