Acadêmicos do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, realizaram na noite de terça-feira (14), a cerimônia da lâmpada, no auditório da instituição.
A cerimônia tem como objetivo resgatar o sentido da Enfermagem como profissão, vocação e como arte. O significado da cerimônia está atrelado à própria história da Enfermagem, onde têm uma precursora na área, que é a Florence Nightingale, uma enfermeira da alta sociedade, que foi para a guerra da Crimeia e lá desenvolveu todo o contexto da Enfermagem, com seu trabalho e dedicação. Florence então conseguiu reduzir expressamente o índice de mortalidade entre os feridos. Todas as noites a enfermeira percorria os dormitórios com uma lâmpada ou, muitas vezes, apenas para segurar na mão do paciente, prestando conforto ao mesmo.
A cerimônia foi marcada pela palestra motivacional da coordenadora do curso de Enfermagem, Prof.ª Ms. Josefa Lourdes Ramos e da docente do curso a enfermeira especialista Clécia da Silva. O final da cerimônia se deu com a apresentação do teatro sobre a história da Enfermagem pelos acadêmicos do 3º período, e a passagem da lâmpada dos formandos aos acadêmicos do 8º período, recomendando que eles ajudem a manter sempre acesa aquela chama do ideal. Assim a cada turma que se forma, a lâmpada é passada para as turmas anteriores, mantendo o ritual.
O evento também teve o objetivo de recepcionar os alunos ingressantes do curso de Enfermagem.