O Curso de Ciências Biológicas das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA, se destaca pela ênfase na formação de um novo tipo de profissional: O Analista Ambiental,que contempla conhecimentos integrados aos processos Biológicos, e a aplicação desses conhecimentos na análise,gestão e perícia ambiental.
O coordenador de Ciências Biológicas,o professor e biólogo Antônio Hernandes explica que os analistas ambientais que estão sendo formados pela FIMCA adquirem ao longo dos três anos e meio de duração do Curso, sólido aprendizado em manejo de fauna e flora, impactos ambientais, biologia molecular, proporcionando ao profissional inserção no mercado de trabalho cada vez mais promissor e receptivo da região Amazônica.
Segundo o professor Antônio,órgãos federais como o Ibama e policia federal, assim como órgãos estaduais, como a Sedam, podem absorver estes profissionais da Biologia. Outros exemplos citados pelo professor são os empreendedores de projetos que por ventura ocasionem impactos no meio ambiente necessitam de biólogos em suas equipes de trabalho, pois o setor privado se encontra atualmente em fase de expansão.
Além desse nicho profissional, Antônio Hernandes destaca que ?as áreas tradicionais de atuação do biólogo também passa por um processo de expansão,tais como a pesquisa acadêmica, o magistério e a área laboratorial., isso sem esquecer de mencionar outras áreas como a perícia ambiental e a genética forense, que são fortes apelos vide a seriados televisivos como CSI -Los Angeles, CSI ? Miami, CSI ? Nova York e Bonés (Ossos), que mostram o trabalho científico aplicado à investigação criminal?.
Foto/legenda – Laboratório de Fisiologia – FOTO FIMCA
Fonte: Asssessoria de Imprensa FIMCA