A partir de 2010, a população de Pimenta Bueno contará com um suporte diferenciado nos serviços oferecidos pela rede pública municipal de saúde, como resultado de um convênio assinado entre a Prefeitura Municipal e a FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho. De acordo com o termo de cooperação técnica, a prefeitura abre campo de estágio para os acadêmicos do Curso de Medicina da FIMCA, nas unidades e serviços de saúde oferecidos pelo município.
O acordo foi firmado na sala de reuniões da FIMCA, pelo seu diretor geral, Dr. Aparício Carvalho, e pela prefeita em exercício do Município de Pimenta Bueno, Carla Rejane Perón, na presença da vice-diretora da instituição, Dra. Maria Sílvia, da coordenadora pedagógica Suzy Aidar e da secretária municipal de educação Rosely Maria Dias.
Com a parceria, a Prefeitura de Pimenta Bueno dá mais um passo no propósito de ampliar a oferta de serviços de saúde à sua população. Conforme a prefeita em exercício, “pensamos na saúde da população e em sua qualidade de vida; queremos sempre oferecer mais à nossa comunidade. A partir do convênio com a FIMCA, teremos a ampliação da nossa capacidade de atendimento às demandas de saúde, já que a população terá gratuitamente o atendimento dos estagiários do Curso de Medicina, sob a supervisão de profissionais das diversas áreas de saúde”, enfatizou Carla Perón.
Sob supervisão de seus professores, os estagiários de Medicina iniciarão o atendimento, integrando-se à equipe de saúde do município, distribuídos nas seguintes unidades da rede pública de saúde: Hospital e Maternidade Municipal, dotado de Clínica Médica (18 leitos), Clínica Cirúrgica (05 leitos), Obstetrícia e Ginecologia (12 leitos), Pediatria (11 leitos), Neonatal (05 leitos), Pronto Socorro, Laboratório de Análises Clínicas e serviço de Radiologia, perfazendo um total de 46 leitos; quatro unidades Básicas de saúde; cinco Unidades de Saúde Rural; seis equipes de Saúde da Família; um Centro de Atenção Psicossocial; e a Coordenação do Serviço de Epidemiologia e Imunização, que trata das endemias, CPD, Vigilância Sanitária, CCZ e Saneamento, com auditório e sala de reunião.
O diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, disse que através de parcerias como essa, “podemos vencer barreiras que dificultam a oferta de um atendimento de melhor qualidade no setor de saúde no interior do estado, onde os médicos estão sempre sobrecarregados, por falta de profissionais de saúde. O convênio também é interessante porque ampliamos o campo de estágio para os nossos acadêmicos’, ressaltou, lembrando que o internato de medicina da FIMCA já é realizado na capital, através de convênio com a Prefeitura de Porto Velho e o Governo de Rondônia, na Maternidade Municipal Mãe Esperança, na policlínica e postos de saúde do município, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, no CEMETRON – Centro de Medicina Tropical de Rondônia, no Hospital Infantil Cosme e Damião, no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, e na Policlínica Osvaldo Cruz.