O Curso de Agronomia da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, realizou dos dias 5/11 a 9/11 a III Semana de Agronomia, neste ano com o tema Agronegócio. O evento foi destinado aos acadêmicos do curso de Agronomia da FIMCA, estudantes e profissionais das áreas de Zootecnia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Nutrição, Administração de Empresas, Gestão Comercial, Engenharia Florestal, técnico agrícolas e as pessoas da comunidade de Porto Velho e de regiões circunvizinhas.
A solenidade no auditório da FIMCA foi aberta pelos diretores da Faculdade, Dr. Aparício Carvalho, diretor geral, e a Dra. Maria Sílvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes, vice-diretora. Também participaram da mesa cerimonial o presidente da AEARON, Associação dos Engenheiros Agrônomos, Moisés Vieira Fernandes, o presidente do CREA, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Nélio Alzenir Afonso Alencar, o secretário de Estada de Agricultura, SEAGRI, Antonio Henrique M. Fernandes, o diretor executivo da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia, IDARON, Augusto Fernandes Neto, a secretária executiva da Associação e Assis. Técnica e Extensão Rural, EMATER-RO, Vaneide Araujo V. Rudnick, o secretário adjunto do Desenvolvimento Ambiental do Estado, SEDAM, Francisco de Sales Oliveira dos Santos e a coordenadora do Curso de Agronomia da FIMCA, Andréa Lacerda Bitencourt de Souza. A coordenadora Andréa destacou o grande número de alunos formados na instituição que já estão atuando na área na nossa região.
?
A primeira palestra na abertura da III Semana de Agronomia da FIMCA foi do economista da Fiero, Elmir Marques Gonçalves. Além de falar sobre empreendedorismo, Elmir enfatizou a importância da agronomia na economia local e nacional.
A.B.C. – Agricultura de Baixo Carbono, Agroindústria do Estado de Rondônia e Produção de Peixe no Brasil e Rondônia foram os temas abordados no segundo dia de palestras com o engenheiro agrônomo Moisés Vieira Fernandes, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Rondônia, o médico veterinário Antônio Henrique M. Fernandes, coordenador de Agroindústria Familiar, SEAGRI, e com o engenheiro agrônomo Thiago Castro de Oliveira, especialista em Pesca e Aquicultura.
Na quinta-feira, 7/11, teve a palestra Agroindústria de Cacau no Estado de Rondônia com Amarildo Pinheiro Virgulino e Mandiocultura no Município de Porto Velho com o empresário João Leonel Bertolin, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento.
O último dia de palestras contou com o engenheiro agrônomo Antônio Moreira Barros, extensionista rural – EMATER, que falou sobre a Agroindústria de Polpa de Fruta do Estado de Rondônia e também com a engenheira agrônoma Monalisa Dias da Silva, responsável técnica estadual do Cadastro Rural Ambiental – EMATER, com o tema A Importância do Cadastro Ambiental Rural para o Agronegócio. A última palestra foi de Rachel Barbosa da Silva, sobre Inspeção e Fiscalização da Produção e do Comércio de Sementes.
A III Semana de Agronomia foi encerrada no sábado, 9/11, com a Atividade de Extensão Universitária no Centro Comunitário da Zona Leste de Porto Velho, com cursos de horta caseira, minhocultura e compostagem (adubo orgânico).