Intercâmbio internacional foi tema de palestra ministrada pelas graduandas Ivna Moura e Raphaela Nunes, do curso de medicina da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho), com a proposta de orientar os interessados em participar de programas em outros países. A iniciativa é do Comitê FIMCA da IFMSA Brasil (Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina), coordenada pelos membros do SCOPE do Comitê FIMCA da IFMSA Brasil. Direcionada para graduandos do curso de medicina da FIMCA, a palestra também destacou a atuação do SCOPE (Standing Committee On Professional) no âmbito da Instituição e sobre a possibilidade de participação no programa de intercâmbio profissional oferecido pelo SCOPE do Comitê FIMCA da IFMSA Brasil.
O SCOPE foi o primeiro Comitê Permanente e constitui-se no maior programa de intercâmbio da IFMSA. Em 2014, aproximadamente 10 mil estudantes participaram dos programas de intercâmbio internacional. A proposta é promover o entendimento entre os povos, a cooperação entre os alunos do curso de medicina, a cooperação entre todos os profissionais de saúde com os estudantes de medicina, a experiência cultural e educacional e ampliar a compreensão dos alunos médicos e condições sociais em diferentes países.
Ivna Moura e Raphaela Nunes enfatizaram que o intercâmbio não é turismo e que a IFMSA procura deixar bem claro isso aos seus intercambistas. “Ir para um país estrangeiro é uma grande chance para estudantes aprimorarem suas atitudes e aptidões, tornando-se médicos melhores em seu país de origem”, acentuaram as graduandas.