logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Ciclo de palestras sobre Epilepsia inicia com sucesso

20/03/2017 às 09h23min

Atendendo ao convite do Ministério Público do Estado de Rondônia para somar esforços na mobilização para a Semana de Estudos sobre Epilepsia e suas manifestações Neuropsiquiátricas e Viscerais no Estado de Rondônia, juntamente com a Secretária de Estado da Saúde do Governo de Rondônia – SESAU, iniciou nesta segunda-feira (20), uma série de atividades que vai até sexta-feira (24). A abertura aconteceu às 16h, no auditório da instituição.

A Epilepsia É uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Se ficarem restritos, a crise será chamada parcial; se envolverem os dois hemisférios cerebrais, generalizada. Por isso, algumas pessoas podem ter sintomas mais ou menos evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise for menos aparente.

O palestrante Dr. Marcos Madeira – Neurocirurgião, explicou que muitas vezes, a causa é desconhecida, mas pode ter origem em ferimentos sofridos na cabeça, recentemente ou não. Traumas na hora do parto, abusos de álcool e drogas, tumores e outras doenças neurológicas também facilitam o aparecimento da epilepsia.

A acadêmica Neiane Duarte do 3º ano do curso de Medicina, fala da importância dessas atividades. “É uma ótima iniciativa, eu particularmente estou adorando, é algo que até então não tinha sido falado para nós acadêmicos, tem bastante gente participando de  outros cursos, todos com o mesmo propósito que é aprender. Muitas vezes, coisas simples que podemos fazer e com isso salvar vidas, tirar esse preconceito que muitos por não conhecer acabam tendo” 

A Coordenadora Rita Ramalho ressalta a parceria entre Ministério Público e SESAU. “Esse convite foi aceito com muita alegria, pois essa mobilização é em todo o Brasil e no nosso estado terá uma séria de atividades em escolas, hospitais e na nossa instituição por ter vários cursos na área da saúde nós planejamos uma semana inteira de debates sobre Epilepsia e com isso nós somamos forças e fazemos nossa parte, dando nossa contribuição à sociedade local no sentido de desmitificar e superar os preconceitos que ainda existem em relação à Epilepsia”. 

Amanhã (21) e quarta (22) a palestra será ministrada ainda pelo Dr. Marcos Madeira, na quinta-feira (23) teremos a Prof. Me. Josefa Lourdes Ramos – Enfermeira e na sexta (24) Dr. André Mota – Neurocirurgião. 

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas