As inscrições nas chamadas públicas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) para bolsas de graduação sanduíche na Bélgica e na Finlândia estão abertas até o dia 5 de abril. Outros editais do Programa, sob a supervisão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), também se encerram no dia 6 de abril e contemplam bolsas de graduação sanduíche na Áustria, China e Irlanda. Será aceita uma única inscrição por candidato e para uma única chamada.
Para as bolsas concedidas na Bélgica, há oportunidades para estudos em francês e em inglês. A parceria está dividida entre a Bélgica Francófona (língua francesa) pelo Conseil interuniversitaire de la Communauté français (CIU) e a Flamenga (inglês) com parceria do Conselho de Educação Superior da Região de Flandres. Este conselho representa as melhores universidades flamengas com um total de 27 instituições, sendo seis universidades e 21 colleges que se encontram dentro das 45 melhores instituições de ensino da Bélgica. Especificamente para esta chamada, além de fazer a inscrição no site do CsF, o aluno deve se inscrever diretamente na universidade de seu interesse (divulgada no portal "Study in Flanders"). O Programa terá início em setembro deste ano.
O Programa Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Segundo o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho “a importância do intercâmbio estudantil pode ser referenciada pela utilidade que está conferindo à pessoa enquanto aluno e posteriormente como profissional em busca de seu lugar no mercado de trabalho”. A nível acadêmico, o intercâmbio vai permitir aos alunos a aquisição de um conhecimento referente a um sistema universitário diferente, inserido numa sociedade e numa cultura divergentes daquela a que estão habituados “os acadêmicos que se dedicarem nesta tarefa, ao colaborarem e estudarem numa universidade fora do seu país e com alunos detentores de outras vivências vão desenvolver a capacidade e a habilidade de estarem conseguindo participar num mundo em constante transformação”, conclui o diretor geral.
As instruções podem ser acessadas no site do Programa através do link http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/instrucoes. A graduação sanduíche é uma modalidade de ensino superior na qual o acadêmico realiza parte dos seus estudos em uma instituição estrangeira.
Para maiores informações, dúvidas ou esclarecimentos, os alunos deverão enviar e-mail para csf@fimca.com.br ou csf@metropolitana-ro.com.br, ou ainda acessar o site do Programa Ciência sem fronteiras http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/home.