Inaugurado em 09 de março desse ano, o Centro Comunitário de Extensão Educacional Zona Leste, no Bairro Mariana, já vem prestando atendimento a 60 famílias cadastradas, nas áreas de medicina, com ginecologia e pediatria, assistência social e fonoaudiologia. É previsto para que até o fim de maio todos os 25 cursos da FIMCA, Faculdade Integradas Aparício Carvalho, e Faculdade Metropolitana estejam trabalhando efetivamente no centro.
A necessidade de diversos tipos de atendimentos pelos moradores do bairro é grande “temos uma enorme demanda, muita gente para ser atendida, acredito que daqui seis meses, quando essas famílias que já estão cadastradas forem totalmente atendidas, a gente terá mais que o dobro de pessoas para novos atendimentos” afirmou a diretora acadêmica da FIMCA, Professora Nina Lee Magalhães. A importância do centro não é somente para a comunidade, os acadêmicos também irão agregar conhecimentos “acredito que até o final do ano os nossos alunos tenham uma capacitação muito grande porque terão todos os tipos de patologias, todos os tipos de problemas para serem resolvidos. O lugar para acertar e errar é dentro da faculdade, se nossos alunos tiverem essa capacidade de entender o problema enquanto estão estudando será um profissional com menos chance de errar depois que sair da instituição”, concluiu a professora.
Além dos serviços oferecidos pelos cursos das instituições, existe também uma preocupação social com os moradores do bairro. Por isso foi oferecido uma festa para as crianças, ainda em comemoração a páscoa, com brincadeiras, brindes, distribuição de doces, comidas e refrigerantes para que seja lembrado o quanto a sociabilização também é importante.
Todos os cursos se envolveram de alguma forma, os acadêmicos doaram chocolates e doces onde foi possível confeccionar 600 sacolinhas para serem distribuídas para as crianças. Os cursos de gastronomia e nutrição se ocuparam fazendo os cachorros-quentes e bolo. Pedagogia e educação física se responsabilizaram em comandar as brincadeiras para entreter os pequenos. E também tivemos a participação dos diretores, coordenadores, professores e alunos, que estiveram presentes no dia para ajudar a servir e tornar a festa mais bonita.
“A gente acredita que uma instituição de ensino superior precisa estar inserida na sociedade, sendo uma caixa de ressonância das questões sociais. Por isso a FIMCA e a Metropolitana disponibilizam o seu conhecimento, a sua infraestrutura e seus profissionais para atender as demandas da comunidade” comenta o vice-diretor da Faculdade Metropolitana, professor Gilmar dos Santos.
A comunidade correspondeu ao convite e compareceu em bastante número. “Esse sempre foi um momento muito esperado aqui no bairro, um dia de sociabilização, onde as crianças pudessem brincar, se divertir, e particularmente para mim, está sendo mais especial, pois ainda posso colocar em prática o meu ensino aprendido em sala de aula” afirmou a acadêmica do 2º período de pedagogia e moradora do bairro, Maria de Jesus Neves. O diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, também esteve presente na festa e frisou esse envolvimento dos moradores “a participação da comunidade mostra que o resultado do nosso trabalho está sendo positivo. Fico feliz que ela tenha correspondido e também tenho certeza que nossos acadêmicos e professores ficam satisfeitos com a reciprocidade dessa comunidade engajada”, concluiu.