As Faculdades Integradas Aparício Carvalho – Fimca e a Coordenação do Curso de Enfermagem comunicam que no sábado, dia 08 de novembro, se inicia a campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo.
Atendendo a uma parceria firmada com a Semusa – Secretaria Municipal de Saúde, a Coordenação do Curso de Enfermagem da Fimca liberou um contingente de 17 (dezessete) alunos para atuarem na campanha.
O sarampo é uma doença infectocontagiosa grave, causada por um vírus (Morbilivirus) que é transferido pelas secreções respiratórias e provoca inflamação generalizada nos vasos sanguíneos.
Há algum tempo era comum a criança contrair sarampo. As mães costumavam colocar os filhos pequenos em contato com crianças acometidas pelo sarampo, pois, havia a crendice de que quanto menores as crianças fossem infectadas menos grave seria a enfermidade e menos complicações provocaria.
Essa realidade mudou completamente com a descoberta da vacina contra o sarampo que, começou a ser utilizada por volta de 1960. De alta eficácia, ela fez com que a doença, praticamente, fosse erradicada no país; praticamente porque, recentemente houve alguns casos de sarampo em determinadas regiões do país.
O vírus foi trazido por um jovem surfista que se infectou fora do Brasil e entrou em contato com pessoas que não haviam sido vacinadas.
Portanto, no próximo sábado, 08 de novembro, todas as crianças de 06 (seis) meses a 4 (quatro) anos e 11 meses de idade deverão ser vacinadas, solicitamos que seja levado o cartão de vacinas, caso seja necessário atualizá-lo, serão fornecidas outras vacinas às crianças.
Imagem: Internet
Fonte: Assessoria