Como parte da disciplina Socorros e urgências, do Curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA, ministrada pela professora Tereza Cristina, especialistas em salvamento do Corpo de Bombeiros da capital estiveram na tarde da última terça-feira,15, no Campus da FIMCA realizando demonstrações práticas de atendimento de primeiros socorros em situações de emergência.
A aula contou com a participação de acadêmicos do primeiro período de Fisioterapia, turma com cerca de setenta e quatro alunos, que foram divididos em dois grupos pelos bombeiros. Para o primeiro grupo foram simuladas situações onde puderam aprender a transportar corretamente uma vítima com segurança, enquanto isso, o segundo grupo de acadêmicos observava as técnicas de imobilização para eventuais fraturas e luxações. Em seguida os bombeiros fizeram um revezamento alternando os grupos.
Segundo a professora Tereza Cristina,os acadêmicos participam desde o primeiro período de Estágio Observacional, ou seja, os alunos acompanham os bombeiros nas ambulâncias durante os atendimentos reais de emergência, mas os alunos apenas observam as técnicas utilizadas pelos bombeiros.
Os acadêmicos do Curso de Enfermagem também participaram das demonstrações na segunda visita dos bombeiros a Faculdade, na manhã de quarta-feira, 16. Durante os dois dias em que foram realizadas as demonstrações, estiveram presentes, a professora Tereza Cristina, o coordenador da Clínica de Reabilitação do Curso de Fisioterapia da FIMCA,professor Diogo Luiz de Araújo Almeida e ainda o professor Lioberto Caetano, que fez o contato com os bombeiros para a realização da aula para os acadêmicos da FIMCA.
O professor Lioberto Caetano além de docente das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA, do Curso de Turismo Ambiental, também é tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de Porto Velho. O Curso de Fisioterapia da FIMCA é coordenado pela professora Neide Ribeiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA