Acadêmicos do primeiro período do curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana realizaram no último sábado, 04 de maio, no Anfiteatro da FIMCA, atividades práticas referentes à disciplina de Fundamentos do Atletismo.
Segundo o professor da disciplina, Manoel Lourenço, a intenção dessa atividade foi ensinar aos acadêmicos como desenvolver a prática do atletismo “o nosso objetivo foi mostrar aos alunos que é possível realmente aplicar o atletismo nas escolas. De uma maneira bem lúdica eles perceberam que mesmo sem equipamentos oficiais, é possível improvisar com materiais alternativos e ainda assim, conseguir um bom resultado”.
No anfiteatro da FIMCA, os acadêmicos do primeiro período montaram um centro de práticas de várias modalidades do atletismo como: corrida de revezamento, corrida com obstáculos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, entre outros. Alunos de outros períodos do curso de educação física aproveitaram para usufruir da estrutura, onde tiveram seus desempenhos registrados e posteriormente foi divulgado o resultado e classificação em cada modalidade.
Preparar os alunos para o exercício profissional de uma forma completa é um dos compromissos da instituição “uma das preocupações centrais da Faculdade Metropolitana é que a gente possa propiciar a nossos alunos a relação teoria-prática. O que está acontecendo aqui nessa atividade é a efetivação de uma prática a partir de uma teoria que eles tem na disciplina. A gente considera importante, porque isso vai mostrar para eles que a teoria sem a prática fica vazia e não propicia o saber científico de como fazer e ao mesmo tempo nos dá uma enorme satisfação em ver todos empenhados e envolvidos na realização e organização das provas, como consequência levarão isso para a sua vida profissional”, afirma o vice-diretor da Faculdade Metropolitana, Professor Gilmar Santos. O coordenador do curso de Educação Física, Tadeu Reis complementa “É importante levarmos os acadêmicos da teorização à prática. Nessa disciplina de atletismo teorizamos bastante sobre como são os fundamentos desse esporte, então trazemos o aluno à uma vivência prática. Isso acaba sendo um evento teste para que eles possam realizar esse tipo de atividade nas escolas”.