logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Anticoncepção é tema de palestra no auditório da FIMCA

07/03/2008 às 17h38min

Como parte das atividades relativas ao Dia da Mulher, a direção das Faculdades Integradas Aparício Carvalho em conjunto com as coordenações do Curso de Farmácia e do Núcleo de Atenção Farmacêutica (NAF) em parceria com a Eurofarma realizaram na noite de ontem (06 de março) palestra sobre Anticoncepção no auditório da FIMCA para docentes e acadêmicos do Curso de Farmácia.


 


Durante cinqüenta minutos o palestrante Álvaro Gerard falou do Programa de Orientação sobre Anticoncepção (PROSA) abordando temas como a importância e os objetivos do planejamento familiar que inclui a ampliação do acesso das mulheres/homens/casais a informações e métodos para o planejamento familiar;


promover a ?dupla proteção?: evitar, simultaneamente, a gravidez indesejada e DSTs/AIDS; reduzir a mortalidade materna; evitar gestações de alto risco e reduzir número de abortos provocados, prevenindo à          gravidez indesejada.


 


De acordo com Álvaro, ?as mulheres e os homens devem proteger-se da gravidez não planejada e das doenças sexualmente transmissíveis através de métodos contraceptivos da alta eficácia como a pílula assim como a camisinha para proteger contra infecções?.


 


Métodos Contraceptivos também foram mostrados através da exibição de slides explicativos. Métodos como os comportamentais que inclui coito Interrompido ou calendário, a famosa tabelinha; de barreira como a camisinha masculina e a camisinha feminina ?fundamentais para proteger de doenças sexualmente transmissíveis e o uso de um lubrificante íntimo junto com a camisinha?. Álvaro apontou a AIDS como problema mais grave ? ?Mas há outras doenças também muito importantes?.


 


Falou ainda sobre dispositivo intra-uterino, métodos cirúrgicos como vasectomia e laqueadura Tubária, anticoncepção de Emergência como relações sexuais desprotegida, falha na anticoncepção (ruptura condom) e violência sexual (estupro); métodos hormonais como injeções (Mensais/trimestrais), implantes, Anel Endovaginal, Adesivo e pílulas entre outros temas.


 


?Não há um método melhor para todos. É muito importante receber informação e orientação para escolher adequadamente e seguir as instruções de uso é fundamental. O uso da camisinha é também camisinha para proteger-se das infecções de transmissão sexual e, claro procure sempre um médico?, finalizou.


 


O evento contou com a presença dos professores Marcelo Arouca, Elysângela Oliveira, Tatiana Fagnani entre outros. Representantes da Eurofarma, Giselane Albuquerque, Taciane Pimenta e Aline Gomes atuaram no apoio logístico distribuindo panfletos informativos assim como distribuíram uma tabela com informações sobre métodos contraceptivos.  

Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas