A Dra. Maria Silvia de Carvalho foi uma das onze personalidades homenageadas nesta sexta-feira (25/09), durante a solenidade comemorativa dos 23 anos de fundação do Hospital de Guarnição de Porto Velho. O título de “Amiga do Hospital de Guarnição de Porto Velho”, foi entregue pelo Tenente-Coronel Médico Luiz Antônio de Azevedo Accioly, diretor da unidade militar de saúde, durante a solenidade militar realizada às 9h, com formatura da tropa e a presença de todos os servidores do hospital.
“Eu fiquei muito feliz e emocionada com o diploma de “Amiga do Hospital de Guarnição de Porto Velho”, declarou a homenageada, acrescentando que, “na verdade, quem merece homenagem e reconhecimento neste momento, é o Exército Brasileiro, pelo expressivo trabalho executado pelos seus comandantes e comandados em benefício da comunidade de Porto Velho, principalmente através desta unidade de saúde que agora completa 23 anos de bons serviços, hoje sob o comando do Tenente-Coronel Accioly.”
A homenagem foi um reconhecimento aos serviços prestados à saúde e à Educação Superior, na condição de vice-diretora da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e de diretora da Faculdade Metropolitana.
Retrospectiva Histórica do Hospital de Guarnição de Porto Velho
A origem do Hospital de Guarnição de Porto Velho remonta ao pioneirismo de nossos antepassados na conquista e manutenção da Amazônia Ocidental. Sua história está ligada à presença do 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BE Cnst) no Estado de Rondônia.
Em 1977 foi criada a enfermaria do 5º BE Cnst, no prédio que servia de alojamento aos funcionários do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Construído junto ao marco zero da Estrada de Ferro Madeira – Mamoré, este local, até hoje, serve de sede às dependências do Hospital de Guarnição de Porto Velho. Grande parte de sua estrutura arquitetônica original está preservada.
O Hospital de Guarnição de Porto Velho foi criado pela Portaria Ministerial n.º 1047, de 26 de setembro de 1986. Na oportunidade, subordinava-se ao Comando Militar do Oeste/9ª Região Militar. Atualmente, integra a 12ª Região Militar e subordina-se, tecnicamente, à Diretoria de Saúde (D Sau).
A missão do Hospital é prestar atendimento médico-hospitalar e odontológico à família militar. Apóia as organizações militares da Guarnição de Porto Velho, Guajará-Mirim e Humaitá, bem como as sediadas no Estado do Acre. Apóia, também, militares e dependentes da Marinha, Aeronáutica e parte da comunidade civil, por convênio com o Sistema Único de Saúde.
Para o cumprimento de sua missão, a Unidade dispõe de pessoal altamente qualificado, que busca atualização freqüente nos maiores centros de referência em ciências da saúde do país.
Irmanados no sentimento da necessidade do apoio de saúde, os integrantes do Hospital realizam um esforço conjunto, dedicados ao trabalho diuturno. Assim, superam as grandes limitações impostas pelos parcos recursos econômicos e pelo ambiente hostil da selva. Soldados de saúde, fiéis servos da Medicina, não medem esforços para a preservação da higidez do homem.