A questão ambiental está cada vez mais presente nas discussões do dia-a-dia, em todos os setores da sociedade. E não seria diferente dentro das faculdades FIMCA e Metropolitana. Dessa forma, a educação ambiental de crianças e jovens surgem como uma proposta de mitigação para os problemas futuros, uma vez que visa preparar cidadãos mais conscientes para habitar um mundo mais complexo e limitado de recursos naturais.
Com base nesse assunto, os acadêmicos do curso de Agronomia criaram um telado, estrutura revestida de tela para o plantio de plantas medicinais, como parte do projeto Aromatizar.
Hoje, o mundo assiste uma reformulação de valores pessoais naturais e ecológicos. Com isso o projeto Aromatizar visa ser uma ferramenta de educação ambiental junto aos estudantes e a comunidade, utilizando conceitos de cultivos de plantas medicinais e aromáticas que devem ser realizados de maneira sustentável.
O projeto tem como objetivos específicos a criação de uma pequena coleção de plantas medicinais aromáticas e condimentares para fins educacionais, elaboração de exsicatas para o reconhecimento de espécies medicinais e aromáticas e educação ambiental através de conceitos oriundos do cultivo das plantas medicinais para crianças e jovens de escolas da rede pública de Porto Velho, do ensino fundamental.
Além dos objetivos da extensão, este projeto visa treinamento de recursos humanos (acadêmicos de agronomia) para a transmissão de conhecimentos.