logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Agronomia, Zootecnia, Nutrição, Ciências Contábeis e Serviço Social são novos Cursos da FIMCA

14/03/2008 às 18h56min

Depois de Biomedicina e Fisioterapia, a direção das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA implanta no primeiro semestre letivo de 2008 nada menos do que cinco novos Cursos, entre eles o de Agronomia, cuja finalidade é formar o profissional com capacidade criatividade e crítica, identificando e participando, com visão ética e humanística, no atendimento às demandas individuais e sociais relacionadas aos problemas sócio-econômicos, gerenciais e organizacionais.


A coordenadora acadêmica da FIMCA, professora Eliete Mendonça declara que o profissional que a FIMCA colocará no mercado de trabalho desenvolverá sua conduta com responsabilidade técnica e social usando racionalmente os recursos tecnológicos, atendendo às expectativas da comunidade, empregando o raciocínio reflexivo e a ética. ?Este profissional formado pela FIMCA estará capacitado à adaptação criativa, inteligente, flexível e crítica às situações diferentes e novas envolvendo a área das Ciências Agrárias?.


De acordo com a coordenação do Curso ? ?as diversas e profundas mudanças que se processam na área das ciências agrárias e a crescente necessidade de se abastecer com alimentos um mercado que vem evoluindo na proporção direta do crescimento populacional, levaram a direção das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA a solicitar e receber autorização para funcionamento do Curso de Agronomia que será implantado ainda neste semestre, sendo que as inscrições para processo seletivo encontram-se abertas na sede da Faculdade?.


A coordenação afirma ainda que a nova concepção do profissional Agrônomo exige formação integral que possibilite contribuir decisivamente na formulação e implementação de um modelo de desenvolvimento para o setor agrário que seja economicamente viável, ecologicamente sustentável, socialmente justo e culturalmente aceita. Exige-se hoje do profissional conhecimento sobre todas as etapas do complexo agroindustrial – planejamento, implantação, manejo, armazenamento, processamento industrial, marketing e comercialização, avaliação de empréstimos bancários e bolsas de mercadorias.


O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho ressaltou que ?o Agrônomo graduado pela nossa Instituição será um profissional capaz de gerar e aplicar conhecimentos científicos e técnicas agronômicas, adequadas a uma agricultura racional e integrada à produção vegetal e animal, com uma sólida formação humanística, capaz de desenvolver uma consciência social, econômica, cultural e crítica das atividades pertinentes ao seu campo profissional, orientando a comunidade onde estiver inserido e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do homem?.  


Entre as atribuições profissionais do Agrônomo compete a supervisão, coordenação e orientação técnica; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção de obra e serviço técnico; desempenho de cargo e função técnica; trabalhos de extensão; elaboração de orçamento; padronização, mensuração e controle de qualidade; execução de obra e serviço técnico; fiscalização de obra e serviço técnico; condução de manutenção de equipamento e instalação; execução de desenho técnico entre outras.


O Bacharel em Agronomia poderá atuar em várias áreas profissionais como Solos  (geologia, mineralogia, gênese, morfologia e classificação do solo; física, química e biologia do solo; fertilidade do solo, uso e propriedades de fertilizantes e corretivos, nutrição mineral das plantas, manejo e conservação do solo e da água); Fitotecnia (planejamento, implantação, manejo e colheita de culturas; produção de sementes e mudas, melhoramento genético e propagação de plantas); Fitossanidade (fitopatologia, entomologia, defesa sanitária e manejo de plantas concorrentes); assim como nas áreas da economia, administração e extensão rural; Zootecnia Engenharia Rural; Ecologia e Manejo Ambiental; Silvicultura e Tecnologia de Produtos Agropecuários.

Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas