logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Acadêmicos participam de Ação Social no Candeias do Jamari

18/03/2013 às 17h31min

Acadêmicos da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, participaram nessa última sexta-feira, 15 de março, do Encontro: Ação Social Cívico e Cidadania, na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade (CDA), no município de Candeias do Jamari. Os alunos prestaram atendimentos na área agronômica e da saúde, com os cursos de medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia e agronomia.

Com a presença de profissionais da educação, alunos, agricultores e a comunidade em geral, o evento iniciou com a abertura solene, onde foram convidados a compor a mesa o Prefeito Municipal Dinho Sousa, o Secretário Executivo Adjunto da Emater-RO José de Arimatéia, a Diretora do CDA Rosinéia Alves, o Secretário Adjunto da PAZ Pedro Paulo, o Gerente Geral da Emater Porto Velho Márcio André, o Gerente Local da Emater Maciel Fidelis, a Gerente de Contratos da Emater Fabiana Bezerra, a coordenadora do Curso de Agronomia da FIMCA Doutora Andrea Lacerda, o Presidente do Sindicato da Emater Carlos Antônio Xavier, o Presidente da Cooperativa de Candeias Filispino e os Vereadores Lúcio e Nilton.

Os alunos da FIMCA ficaram responsáveis pelo atendimento clínico geral com consultas médicas e exames de glicemia; atendimento odontológico, que incluiu uma mini palestra onde se explicou a forma correta de escovar os dentes e a distribuição de kits de limpeza dental; o curso de enfermagem verificou o tipo sanguíneo e a pressão arterial, os acadêmicos de fisioterapia fizeram avaliações e alguns atendimentos fisioterápicos, e o curso de agronomia se responsabilizou de mostrar à comunidade técnicas para o plantio de hortas.

O professor do curso de fisioterapia Charles dos Santos, falou da relevância da participação dos alunos nesse evento “a importância desse projeto para os acadêmicos é de significância mútua, aqui nós temos as pessoas que carecem do atendimento e também temos os acadêmicos que carecem de estar no campo atuando in loco com essa população, para que possam ter além do conhecimento que adquirem na faculdade, teórico e científico, possam atuar também na prática junto à comunidade, que serão eventualmente seus pacientes no futuro”. Os acadêmicos também percebem a importância de ações como essa “pra nós é mais uma experiência que nos envolve, que a faculdade nos propõe e a gente vem se comprometer com a população. Esses mutirões são indispensáveis para ambas as partes, tanto para nós acadêmicos que temos uma forma de aprender mais e compartilhar o nosso conhecimento; tanto  para a comunidade que tem dificuldade em receber atendimento médico”, afirma a estudante de medicina do 5º ano Vanessa Leite.

O diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho enfatiza a parceria da instituição “é de suma importância a participação da faculdade em ações como essa, que prestam serviço à comunidade, já que um dos nossos principais compromissos é com a responsabilidade social, para isso buscamos contribuir de forma bastante dinâmica, junto com a população que mais precisa desses atendimentos e até levar a eles serviços que desconhecem como o da própria fisioterapia”.

Além dos atendimentos prestados pela FIMCA, o dia contou com uma rica programação como palestras sobre qualidade de vida e o novo código florestal, entrega de licenças aos psicultores, atendimentos estéticos, atendimento do juizado da infância e da juventude, esporte e lazer.  

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas