Aconteceu na noite desta segunda-feira (22), no hall do auditório da instituição, a Mostra Cultural Noite da Arábia, organizada pelos acadêmicos do 3º período do curso de Gastronomia, através da professora Gitana Araújo que ministra a disciplina de eventos gastronômicos.
O objetivo do evento foi promover uma noite de interação e conhecimentos com convidados e acadêmicos de Gastronomia, através de palestras e degustação de pratos típicos.
A noite contou com a presença da diretoria, Dr. Aparício Carvalho, Dra. Maria Sílvia; da coordenadora acadêmica, Rita Ramalho; Assessor de Regulação, Luiz Ibanor e da coordenadora do curso de Gastronomia, Maria de Fátima Andrade.
A abertura foi realizada com apresentação do núcleo Christina Pontes de Danças, onde todos puderam prestigiar a arte da dança do ventre, que surgiu no Antigo Egito, em rituais, cultos religiosos, onde as mulheres dançavam em reverência a deusas. Com movimentos ondulatórios e batidos de quadril, as mulheres reverenciavam a fertilidade e celebravam a vida.
Como convidados e palestrantes estiveram presentes: Mohamed Hijazi, que veio sozinho do Líbano em 1970 aos 16 anos para conhecer a família e permaneceu no Brasil desde então. É proprietário do restaurante Sabor Libanês, que possui 23 anos de tradição aqui na cidade de Porto Velho. Também esteve presente Aicha Hijazi, nascida no Brasil, descendente de imigrantes libaneses chegados no Brasil em 1956 em busca de oportunidade e fundaram o restaurante Almanara em 1966, Aicha foi para o Líbano em 2000 onde vendia lanches brasileiros e fez sucesso, retornou ao Brasil em 2013 e abriu o restaurante Delícias de Aicha.
Em seguida, a acadêmica Aline Scharnowski, que juntamente com seu grupo organizou todo o evento, ministrou uma oficina de Kibi cru, onde os convidados puderam apreciar passo a passo de todo o processo de preparo do alimento. Aline conta a emoção desse momento “como todo o evento teve alguns imprevistos e contratempos, mas a professora Gitana não nos deixou desamparados em nenhum momento, sempre nos ajudando, cobrando para que fizéssemos o melhor, e eu estou muito feliz com o resultado, está tudo dando certo, tudo correu bem, espero que todos tenham gostado, pois foi feito com muito empenho de todos e amor”.
O diretor da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho elogiou a forma como os acadêmicos realizaram o evento. “Eu só tenho que parabenizar, pois eu sou um apaixonado pela Gastronomia e vocês estão realizando uma noite muito especial para todos nós aqui presentes”, finalizou.
E para encerrar, uma linda mesa foi montada com comidas típicas da culinária árabe, onde todos puderam se deliciar e conhecer um pouco mais desse universo tão característico, cheio de tradições e costumes.