As Faculdades Integradas Aparício Carvalho – Fimca e a Coordenação do Curso de Ciências Biológicas, promovem aos acadêmicos aula prática como forma de interação com o meio profissional na Fazenda Escola Agroecológica da Instituição.
A aula de campo foi desenvolvida na Fazenda Escola Agroecológica da FIMCA, no dia 30/08/2014, com propósito de implantarmos um projeto com objetivo de fazermos uma horta orgânica, dentro dessa aula foi feito o reconhecimento do espaço que será feito a mesma, como início realizamos um planejamento: definimos os espaços a serem utilizados e o tipo de produção pretendida. Tomamos como dados regionais o clima, tipo de solo, proximidade com áreas florestadas, fauna existente, e outras. Todos estes fatores são relevantes para a construção de um plantio que deve interagir com o meio ambiente em que se insere.
Foi importante essa aula, pois, identificamos o tipo de solo tendo em conta que utilizaremos de matéria orgânica existente na fazenda para atuar como agente de estruturação, possibilitando a existência de vida microbiana e fauna específica, além de adicionar nutrientes à solução do solo, tendo em vista a observação em relação a acidez do solo, nestes casos é recomendável iniciar a correção do solo com a aplicação de calcário, tendo de preferência em artigos a aplicação do dolomítico que, além de conter cálcio, tem magnésio, devendo o mesmo ser aplicado dois meses antes do plantio. Poderemos utilizar também alguns tipos de adubo orgânico que fornecem nutrientes específicos, por exemplo, cinzas de madeira são ricas em potássio, cálcio e magnésio.
Há proximidade com áreas florestadas o que vai interferir no equilíbrio ecológico tendo presença de espécies da fauna que podem interagir com o plantio. O local de instalação da horta vai ser perto de um igarapé que utilizaremos de bombas e canos para fazer a irrigação do plantio. No entanto essa implantação de uma horta orgânica será comunitária, tendo objetivo de preservar a saúde e o meio ambiente utilizando as tecnologias para minimizar possíveis impactos ambientais e melhorar o estilo de vida, construindo para desenvolver uma maior capacidade de trabalho cooperativo, ampliando a consciência da importância de ações solidárias individuais e coletivas.
Em termos educacionais, temos a seriedade em relação aos valores mais humanizados e que permeiam todo o processo de aprendizagem, estabelecendo relações saudáveis no que se refere à conscientização quanto ao uso do meio em que vivem e o respeito às complexas relações existentes entre os seres vivos e o meio ambiente.
Esse projeto esta sendo desenvolvido pelo Profº. Elessandro Milan, com auxilio dos acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Agronomia, das Faculdades Integradas Aparício Carvalho.
Texto: Professor Elessandro Milan