Nesse sábado, 02 de março, acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, foram até o Parque da Cidade para colocar em prática o que vem aprendendo em sala de aula, com a finalidade de elaborar um projeto de revitalização para o local.
Estudantes do terceiro, quinto e sétimo período, com a orientação do coordenador Cláudio Roberto e a professora Francine Weber, irão elaborar três projetos: revitalização, urbanismo e lazer. “Nosso objetivo é conduzir atividades extracurriculares na prática e trazer para os alunos o conhecimento extra sala de aula”, comenta o coordenador e professor Cláudio Roberto. Os acadêmicos percebem o quanto isso é fundamental para se tornarem um bom profissional “é importante pegar essa experiência, sair da teoria e colocar na prática, aprender a medição, locar o que já existe para que assim o projeto seja feito sem falhas”, confirma a acadêmica do terceiro período Josiene Pereira da Silva.
O curso de arquitetura vai muito além dos desenhos, na prática é necessário que os alunos tenham outros desempenhos “a profissão exige que os acadêmicos tenham conhecimento de levantamento de dados, locação, medição, revitalização e ambientalismo. Por isso os trouxemos aqui para passar esse sistema, e se tornarem um profissional completo”, afirma a professora Francine Weber. A professora Gracieli Mayer complementa "todo projeto inicia com o conhecimento do terreno, para que assim com o levantamento de dados o arquiteto possa atuar e dizer onde ele pode melhorar”.
Esse projeto de revitalização do Parque da Cidade não pretende fazer parte apenas da grade curricular dos acadêmicos “depois de elaborados, vamos dar início às planilhas de orçamento e planejamento para levarmos a proposta ao órgão competente, para a possível execução desse trabalho dos acadêmicos de Arquitetura da FIMCA”, finaliza o coordenador e professor Cláudio Roberto.