logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Acadêmicos da Liga do Trauma do Curso de Medicina da FIMCA realizam simulação

18/10/2006 às 15h22min

Nesta terça-feira, 17, no pátio interno das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA, acadêmicos da Liga do Trauma realizaram, sob a supervisão do coordenador do Curso de Medicina da FIMCA, professor Rodrigo Bastos, ?A Tarde do Trauma? como parte das atividades da XXX Semana do Médico e da III Semana Acadêmica de Medicina, eventos promovidos pela FIMCA em parceria com a Associação Médica de Rondônia.


 


Segundo o coordenador do Curso de Medicina da FIMCA e também Tutor da Liga, ?o objetivo da simulação de Trauma, onde pusemos um acadêmico como um motociclista acidentado por um carro, é mostrar, não apenas para as pessoas que estão fazendo parte da Semana Acadêmica de Medicina da FIMCA, mas para todos os acadêmicos, professores e funcionários, a maneira correta de atender, dentro dos nossos limites, uma vítima de acidente, o que pode acontecer com qualquer um de nós a qualquer momento?.


 


A simulação foi realizada pela Liga do Trauma da FIMCA, sendo um membro servindo como condutor da moto e mais três acadêmicos, um como motorista e mais dois como passageiros. Detalhe importante frisado pelo coordenador é que serão feitas duas simulações. Na primeira mostrando a forma errada ou seja, dirigindo embriagado, sem usar cintos de segurança e cometendo imprudências que ocasionam o acidente. Em seguida os mesmos acadêmicos mostram a forma correta de como se presta socorro ao paciente vítima de trauma.


 


Durante os procedimentos, o professor Rodrigo fazia explanações sobre a ação que ali transcorria e muitos acadêmicos, não apenas do Curso de Medicina, mas de outros cursos prestigiaram a simulação apresentada pelos membros da Liga do Trauma, Paulo Arruda (motorista), Adenilson Gomes e Elias Filho (caronas) e Daniel Barreto (acidentado) que ao final foram bastante aplaudidos.


 


Rodrigo Bastos destacou ainda que ?a simulação visa transmitir informações de como proceder quando você se deparar com um acidente na rua e assim pelo menos ter uma noção de que o básico,todos têm que saber, pois para isso não precisa ter conhecimento médico?, finalizou.


 


Antes da simulação realizada pela Liga do Trauma, foram ministradas palestras respectivamente pelo presidente da Liga do Trauma, o acadêmico Manoel Luiz Guimarães, que apresentou o histórico da Liga, e pela acadêmica e diretora de Prevenção da Liga, Francielli Alba que abordou o tema ?Prevenção do Trauma?, o seminário teve prosseguimento com a participação de Marcos Berti que falou sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e como funciona e a também do presidente do Diretório Acadêmico de Medicina Jacob Freitas Atallah, Paulo Arruda que falou sobre a história dos Diretórios Acadêmicos assim como das atividades desenvolvidas pelo diretório que atualmente preside.


 


A idéia da simulação foi recebida com entusiasmo pelo diretor da FIMCA,Aparício Carvalho que também atua como presidente da Associação Médica de Rondônia.

Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas