Cerca de vinte alunos do Curso de Turismo Ambiental e Espanhol da FIMCA ? Faculdades Integradas Aparício Carvalho estiveram na manhã do último sábado, 06, nas dependências do CETENE – Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia visitando as Exposição ALMA DO NORTE, projeto realizado pela Eletronorte em parceria com a Eletrobrás, Ministério de Minas e Energia e Governo Federal.
Esta exposição de fundo cultural intitulado ALMA DO NORTE foi preparada para toda comunidade e foram agendados cinco mil estudantes incluindo também universitários de todas as faculdades particulares e a Eletronorte disponibilizou ônibus para transportar estes estudantes.
O lançamento da exposição aconteceu na sexta, 05 de maio, e para visitação do público em geral começou dia 06 e estará até o dia 26 de maio para visitação pública nos horários das 08 as 12 e das 14 às 21 horas. A idéia da exposição partiu da diretoria da Eletronorte em Brasília e esta é a primeira vez que acontece esta exposição em Rondônia.
A coordenação do evento ficou a cargo da Assessora de Imprensa Viviane Vieira com a colaboração de 28 monitores que se revezarão para atender ao público. A data para encerramento da exposição esta prevista para 26 de maio.
Segundo a Coordenadora do Curso de Turismo Ambiental, Professora Heldelícia Souza, que leciona Teoria Geral do Turismo, ?os acadêmicos participam com entusiasmo destas atividades extra-classe, e ainda comentou a ótima qualidade do material em exposição e que o mesmo valoriza a cultura regional e para os nossos alunos é importante adquirir esta consciência sobre a cultura do povo, nossa história e riquezas?, finalizou.
Professora Luciana Pitwak (Metodologia Científica e Espanhol FIMCA), que acompanhou os acadêmicos na visitação disse que ?como professora estou muito satisfeita em participar desta aula junto aos acadêmicos, a exposição é importante pois muitas vezes moramos em determinada região e não conhecemos onde vivemos, e com certeza mais esta iniciativa da FIMCA está proporcionando conhecimento e cultura para os acadêmicos que estão participando da visitação. Mais um evento em que o Turismo Ambiental está presente assim como os alunos de espanhol.
O projeto ALMA DO NORTE tem como objetivo documentar e promover bens culturais de nove estados brasileiros ? Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A exposição é composta por livros, nove documentários, além de fotos, textos, vídeos e objetos de arte popular de cada estado e mostra a importância desses bens culturais que fazem parte do patrimônio cultural brasileiro, preservando a identidade nacional rica e diversificada.
Na exposição o público poderá conhecer as reservas extrativistas do Acre, o batuque e marabaixo vindo do Amapá, as artes do boi do Maranhão, a construção de embarcações de madeira do Amazonas, as comitivas de gado do Mato Grosso, o açaí do Pará, o Rio Madeira: o imaginário dos povos ribeirinhos, a Damurida de Roraima e por fim, a Festa do Divino de Natividade do Tocantins, maravilhas de um Brasil múltiplo, diversificado, rico, maravilhoso.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA