logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Acadêmicos da FIMCA Vilhena apresentam 1º Exposição Cultural das Nações

08/07/2023 às 12h25min

Nesta quarta-feira (28), foi realizada a apresentação da 1º Exposição Cultural das Nações. O trabalho foi apresentado pelos acadêmicos do 1º período de Fisioterapia da FIMCA Vilhena. Como proposta de compartilhar o projeto com a comunidade acadêmica, o trabalho foi exposto na quadra poliesportiva da FIMCA Vilhena e contou com a presença de acadêmicos, docentes e corpo administrativo da instituição.

O objetivo da 1º Exposição Cultural das Nações é apresentar as tradições, culturas de vários países, mostrando a importância do respeito às diversidades regionais e nacionais em um pais tão miscigenado. O grupo já havia apresentando com a mesma proposta a 1º Amostra Regional Brasileira, os presentes puderam prestigiar músicas e danças regionais, culinária típicas, além de muito conhecimento. Para a etapa Internacional, os acadêmicos se dividiram em quatro grupos para representarem o Peru, México, Itália e Japão. Foram montados espaços temáticos, representações artísticas, trajes representativos e gastronomia. Os acadêmicos se empenharam para trazer os melhores cardápios verdadeiramente originários, como o suco tipicamente peruano chamado, Chicha Morada, suco feito com milho de cor roxa (maiz morado) fervido com especiarias e frutas, feito com ingredientes recém chegados do país de origem  e pelas mãos da Peruana Sara Ruiz, mãe do acadêmico Lucas Gabriel Ruiz. O arroz Chaufa também fez muito sucesso, é um prato de origem peruana e contribuição chinesa.

O grupo do México, Itália e Japão também trouxeram no cardápio deliciosas comidas típicas, como a tradicional Guacamole iguaria típica da culinária do México, feito à base de abacate. O Sunomono, prático típico Japonês, também fez muito sucesso. Tradicionalmente, o prato leva pepino japonês, vinagre de arroz, açúcar, sal e sementes de gergelim. A Itália trouxe variados tipos de massas, como a Focaccia. É um delicioso pão feito com bastante azeite, sendo achatada, quase como uma pizza, mas tem um miolo bem leve e aerado, um prato versátil, podendo ser consumido desde o café da manhã, almoço e jantar. A 1º Exposição Cultural foi um passeio entre Países, sem precisar pegar o avião. Os acadêmicos trouxeram história, cultura, costumes, culinária, além de muito conhecimento.

A acadêmica Giovanna Rodrigues, falou sobre a 1º Exposição e como foi participar do projeto. “O peru, é um dos países que eu estava mais curiosa de conhecer. Acho que até por ter um amigo próximo a mim que é peruano, então pra mim, representar o Peru foi muito importante.  Aprender e ensinar para outras pessoas que passaram pela gente, um pouco da cultura, e o quão lindo e rico é o Peru foi muito emocionante. Participar desse projeto foi um momento único para todos nós, os ensinamentos, aprendizados que nós tivemos e o quão necessário é o respeito independente da cultura, a importância da diversidade nas nossas vidas”. A acadêmica falou também sobre a sensação de terminar o primeiro semestre do curso de Fisioterapia na FIMCA Vilhena, após encerrar com um projeto incrível. “Terminar esse semestre foi algo único, podemos dizer o quão importante foi nas nossas vidas. Foi um semestre de aprendizados, risos, choros e principalmente de muitas evoluções, cheios de conselhos bons dos nossos docentes que com toda certeza vamos levar pra vida”. Finalizou.

Gestores da Instituição parabenizam todos os acadêmicos e docentes pelo projeto apresentado, e pelo semestre encerrado com muita dedicação e engajamento.

Fonte: Ascom

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas