Acadêmicos de Medicina Veterinária e Zootecnia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – Fimca ?, além de criadores de Porto Velho, conheceram novas técnicas de melhoramentos genéticos durante duas palestras realizadas na noite da última quarta – feira, 18, no auditório da instituição de ensino superior.
O evento foi aberto pelo presidente da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, Reysildo Lobo. Durante a sua explanação, ele explicou como funciona o Programa de Melhoramento Genético. “Nesse trabalho, destacamos a raça Nelore”, esclareceu o palestrante que é veterinário com mestrado em genética.
Depois da palestra com informações técnicas, o palestrante Luciano Borges do Rancho da Matinha em Uberaba, Minas Gerais, apresentou casos de sucesso de inseminação realizada na propriedade. “É muito interessantes demonstra a experiência na prática com os resultados obtidos com o nosso rebanho”.
O evento foi realizado graças parceria entre a Fimca, a Associação Rondoniense de Criadores Nelore, a ABS Pecplan, empresa de representação de inseminação artificial, Fazenda Frari de Porto Velho e Plantel, empresa que presta serviços agropecuários e Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores.
Para o professor Franck Murani,coordenador do Curso de Medicina Veterinária, a atividade acadêmica foi de grande relevância, tendo em vista o aprendizado que proporcionou não apenas para os alunos, mas também para a sociedade. ” É gratificante saber que a academia está levando conhecimento para quem está investindo no desenvolvimento do nosso Estado”, declarou o docente.