Na manhã desta sexta-feira (14 de novembro) acadêmicas do terceiro período do Curso de Turismo com ênfase em Meio Ambiente das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA estiveram no Teatro Um SESC Esplanada para assistir e participar do debate promovido pelo Fest Cineamazônia ? Festival de Cinema e vídeo ambiental, sobre o tema “Não ? A natureza não pode sair de cena”.
O evento contou ainda com a participação de estudantes de escolas do ensino fundamental, professores, público que lotou o local para ouvir os debatedores sob a mediação do professor Marcos Teixeira, da Universidade Federal de Rondônia.
Os debates promovidos pelo Fest Cineamazônia sempre conseguem atrair expressivo público, principalmente professores, estudantes, acadêmicos, sociedade organizada e a imprensa.
Para debater o tema proposto, o Festcine contou com a presença de quatro renomados profissionais: O pensador e cronista acreano Antônio Alves, criador, no final dos anos 1980, do conceito “Florestiana”, o poeta e filósofo Eliakin Rufino, que encantou a platéia com sua verve poética e sua espontaneidade, o psicanalista Wagner Waltenberg e o arquiteto italiano Giovanni Allegretti. Personalidades diferentes, mas com o objetivo comum de colocar idéias em discussão.
De acordo com os organizadores o debate cumpriu o seu intuito de propor um encontro de experiências e ao mesmo tempo promover reflexão sobre as atividades humanas no planeta e procurar ferramentas para garantir a sustentabilidade dos recursos sócio-ambientais. “O Fest Cineamazônia trouxe quatro grandes nomes, de diferentes regiões do planeta para debater e discutir a natureza, a ética e a sustentabilidade para que a natureza não saia de cena”, explica o curador da Mostra, Jurandir Costa, que agradeceu a presença das alunas da FIMCA no evento.
A 6ª edição do Festival com o tema “Não ? A Natureza não pode sair de cena” está sendo realizado em Porto Velho, Rondônia desde segunda-feira (10). A entrega dos prêmios acontece na noite de sábado, a partir das 19h00 no Teatro Um SESC Esplanada. O cantor e compositor Bado e Bando realizam show no encerramento do Fest Cineamazônia 2008.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA