Em alusão ao dia Internacional da Mulher estagiários do curso de Enfermagem – FIMCA Vilhena realizam ação em UBS Leonardo Alves de Souza. Foram realizados café da manhã com a equipe da UBS, Palestra sobre cuidados à saúde da mulher: autoexame das mamas, importância da coleta do citopatológico uterino na prevenção do câncer de colo uterino, uso de preservativos para prevenção de ISTs, coleta de citopatológico de colo uterino e Testes rápidos. para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
Esta ação faz parte de um projeto desenvolvido pelos estagiários com o seguinte tema “IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA ECÂNCER COLO DE ÚTERO”. Quando se trata do câncer de colo de útero e câncer de mama, é possível e importante promover campanhas com o intuito de prevenir esses dois fatores, sendo uma estratégia eficaz na promoção e prevenção da saúde. No Brasil no ano 2020-2022, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima a ocorrência de 8.250 casos novos de câncer da mama, já para o câncer do colo do útero no ano 2019 ocorreram 455 óbitos.
A importância do diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento, em relação a avaliação do câncer de mama, preconiza-se mulheres de 40 a 69 anos ou mulheres com elevado risco de câncer de mama (histórico família/ou pessoal). Considera-se que a melhor forma de prevenir o câncer de colo uterino é a diminuição do contagio com o HPV (usando preservativo), como também a higiene intima, vacinação e realização do exame preventivo.Desta forma, a relevância da ação justifica-se em destacar a importância do tema aos usuários dos serviços de saúde na UBS e incentivar a realização do autoexame das mamas e do exame preventivo de colo uterino.
Os objetivos da ação foram:
- Realizar palestra sobre a importância da Prevenção do câncer de útero e de mama.
- Demostrar os riscos que esses dois Câncer podem oferecer, podendo ser minimizados com realizações do exame preventivo, autoexame e vacinação.
- Convidar os usuários a realizar o exame e se necessário atualizar a caderneta de vacinação contra HPV.
Fonte: Assessoria