Aconteceu nesta quarta-feira (26) na Escola Municipal Maria Izaura, a abertura oficial da Campanha de Saúde Auditiva em Escolares, atrelada ao Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído-INAD.
A convite da Secretária Estadual de Saúde-SESAU no primeiro trimestre de 2016, as Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA aderiu a Campanha de Saúde Auditiva em escolares. Firmou-se a parceria entre Secretária Estadual de Saúde-SESAU, Secretária Municipal de Educação-SEMED, Centro Universitário São Lucas, Clínica Limiar e Hospital Santa Marcelina, no intuito de desenvolver o projeto piloto de triagem auditiva.
O projeto Triagem auditiva em escolares objetiva promover a saúde auditiva, bem como, detectar, diagnosticar e tratar a deficiência auditiva em escolares do 1ºano do ensino fundamental de escolas da rede pública de Porto Velho. Bem como: Capacitar professores das escolas onde será realizada a campanha quanto aos aspectos comportamentais, audiológicos e fisiopatológicos da perda auditiva infantil e sua relação com o desenvolvimento da fala, linguagem e as consequências no desenvolvimento escolar; Realizar triagem auditiva com escolares do 1º ano do ensino fundamental; Encaminhar as crianças com alteração na triagem auditiva para avaliação audiológica e/ou otorrinolaringológica; Orientar pais e equipe escolar quanto aos casos alterados e devidos encaminhamentos.
No último dia 19 deste mês, foi realizado o curso de capacitação ministrado pela prof. Joiceara Carvalho – Fonoaudióloga e docente da FIMCA.
A abertura da campanha contou com a presença de representações da FIMCA, Centro Universitário São Lucas, Sesau, Seduc, Semed , Semusa. E uma representante Nacional do INAD.