A FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, está abrindo a primeira turma do Estado de Rondônia para o Curso de Terapia Ocupacional. Autorizado desde 6 de fevereiro de 2009, através da Portaria Ministerial nº 173, o curso tem 4 anos de duração, com carga horária de 3.760 horas, e habilita bacharéis em Terapia Ocupacional.
Depois de formados, esses profissionais podem atuar em diferentes especialidades médicas, como neurologia, ortopedia, psiquiatria, geriatria, dentre outras. Para atender a esse perfil, a formação do terapeuta ocupacional inclui conhecimentos nas áreas das Ciências Biológicas e das Humanidades, além de disciplinas específicas relacionadas a educação especial, reabilitação profissional, ações sociais e clínica geral.
Oportunidades de trabalho
Fazendo parte da turma pioneira da FIMCA em Terapia Ocupacional, você vai se qualificar para ingressar num mercado de trabalho que oferece muitas oportunidades. Hospitais psiquiátricos, centros de reabilitação e clínicas de ortopedia são os principais empregadores. A reabilitação de portadores de necessidade especiais, em instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), é m campo bastante promissor, principalmente em cidades do interior, onde há maior carência desse profissional.
As equipes multidisciplinares do Programa de Saúde da Família, do governo federal, bem como as prefeituras, costumam contratar terapeutas ocupacionais para trabalharem todo o país. Outras áreas em ascensão são gerontologia, oncologia (para atuar em unidades especializadas de quimioterapia) e saúde do trabalho, sobretudo na prevenção de acidentes e restabelecimento e reincorporação de profissionais ao mercado de trabalho.
Na área educacional, o terapeuta ocupacional também pode seguir carreira acadêmica ou exercer atividades na assistência a crianças com deficiências em escolas de ensino regular. Nesse caso, o bacharel trabalha com o professor.
Grande parte dos profissionais exerce atividades como prestador de serviço. Muitos se associam a empresas de assistência médica, pois, hoje, a maioria dos convênios possui terapeutas ocupacionais credenciados. O trabalho do terapeuta ocupacional no campo social também tem crescido nos últimos tempos, tanto em ONGs como em projetos financiados pelo estado e por empresas privadas.
Em Rondônia as oportunidades para atuação do Terapeuta Ocupacional crescem dia a dia, com o surgimento de clínicas e hospitais, públicos e privados, que dão assistência ao crescente fluxo migratório que para cá se desloca.
A FIMCA está com inscrições abertas, até o próximo dia 12 de novembro, para o Vestibular 2011.1. As provas serão realizadas no dia 14 de novembro. As inscrições podem ser feitas na secretaria e no site da instituição. Para o Curso de Terapia Ocupacional a FIMCA oferece 100 vagas, com duração de quatro anos, nos períodos diurno e noturno. Confira o edital e veja outras opções de cursos: