O Cel. Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, Chefe do Estado-Maior da 17ª Brigada de Infantaria de Selva de Porto Velho/RO, proferir uma palestra sobre a atuação daquela unidade militar aos acadêmicos do Curso de Administração da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho.
O objetivo do evento, segundo o Prof. Adm. José Pereira Jaques, autor do convite ao coronel, foi proporcionar aos alunos mais informações sobre as ações e objetivos das Forças Armadas, em especial o Exército Brasileiro.
Proferida no auditório da FIMCA, com o apoio do coordenador do Curso de Administração, Prof. Adm. Emannoel Silveira, a palestra foi realizada na noite desta quinta-feira (20), e contou com a presença do Maj. Walber, Chefe de Comunicação Social da 17ª Bda Inf Sla.
O Exército Brasileiro e sua missão
Inicialmente, o palestrante falou do Exército Brasileiro como uma Força Armada Terrestre que pauta sua presença, atuação e objetividade segundo os ditames constitucionais; que é uma Instituição com 362 anos de existência e possui uma tropa de homens e mulheres altamente treinada e especializada, marcando presença em todo o território nacional; que começou a exercer Missões de Paz em 1947 e daí em diante não parou mais, estando atualmente com oficiais trabalhando nos 5 continentes em missões de paz, de estudos, de negociação, de obras de engenharia, de acompanhamento de autoridades brasileiras e de participação em eventos do Governo Brasileiro com governos estrangeiros, dentre outras.
Em seguida, o Cel. Costa Neves abordou as questões que podem e são resolvidas pelo Exército, focando, de maneira bastante didática, a parte estratégica e operacional, explicando que aquela Força Armada atua tanto na defesa das fronteiras como na parte social, realizando operações de saúde (apoio à vacinação anti-rábica, combate a dengue, clínica médica geral e odontológica, etc), de desenvolvimento e progresso nacional (abertura, encascalhamento e pavimentação de rodovias, construção de pontes e outras obras de engenharia), de combate a violência e restabelecimento da paz social (como em anos anteriores nos morros do Rio de Janeiro e na atual Missão de Paz no Haiti).
Sempre aberto às perguntas da platéia, o palestrante afirmou que a Constituição Federal de 1988 não permite que as Forças Armadas participem de guerras de conquista, sozinho ou aliado a outras nações, o que o Exército Brasileiro cumpre fielmente, até porque o seu papel principal é o de Pacificador.
A 17ª Brigada de Infantaria de Selva
Ao falar sobre a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, cujo nome de batismo é Brigada Forte Principe da Beira, o palestrante informou que ela foi instalada em 1935 em Porto Velho/RO e que hoje, após todo um processo de crescimento e desenvolvimento de suas ações e competências, é comandada por um General de Exército, abrangendo uma grande parte do território norte do país. Disse que a Brigada sempre procura atender à população da nossa região com operações de saúde com oficiais médicos e odontologos próprios do seu quadro de pessoal militar, bem como outras vezes apoiando trabalhos de outros órgãos públicos federais, estaduais e até municipais.
O palestrante enfatizou que o Exército há muito tempo vem estudando e aplicando os princípios da Liderança como o melhor e mais eficaz meio de direção, acompanhamento e controle de pessoas e processos, lembrando aos alunos de Administração sobre os benefícios que o Líder proporciona a si mesmo e aos Liderados.
Respondendo constantemente às perguntas dos alunos sobre os mais variados aspectos do Exercito e da Brigada na qual ocupa um cargo do Alto Oficialato, bem como amparado por slides e vídeos institucionais, o Cel. Costa Neves finalizou a palestra, ressaltando que o lema "Braço Forte, Mão Amiga" compreende todo um conjunto de ações, atitudes, operações, planos e decisões do Exército Brasileiro, personificado pela Brigada Forte Príncipe da Beira, que engloba tanto a defesa do País como os trabalhos militares destinados à população civil.
Agradecimento
No encerramento, por volta das 21:30 horas, fez uso da palavra o Prof. José Pereira Jaques, que agradeceu, em nome da FIMCA e da Coordenação de Administração, a presença do palestrante e comitiva, enfatizando a importância de um evento como aquele, destinado aos alunos do ensino superior, o qual muito contribuiu para a aquisição de informações e desfazimento de possíveis equivocos sobre a atuação de uma Instituição tão sólida como o Exército Brasileiro.