A FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, vai participar ativamente das ações de saúde, esporte e educação a serem desenvolvidas neste sábado (22), das 9h às 17h, durante a realização da 15ª edição da Ação Global, uma promoção do Serviço Social da Indústria (SESI) e Rede Globo. Coordenadores, professores e acadêmicos, perfazendo um total de 260 pessoas, estarão se mobilizando para levar ao público uma série de atividades e serviços.
Sob a coordenação do Prof.º Eduardo de Carvalho Cavalli, o Curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana estará promovendo um Campeonato de Futebol, envolvendo equipes a serem montadas durante o evento, com premiação de medalhas aos vencedores. O objetivo da atividade é promover a socialização das pessoas, através do esporte.
Na área da educação, as coordenadoras dos cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade Metropolitana, professoras Edna Nóbrega e Maria José, respectivamente, liderarão uma equipe de acadêmicos que aplicarão dinâmicas e brincadeiras, através do projeto “A Hora do Conto”. Essas ações vão proporcionar a comunidade em geral, em especial as crianças, o gosto pela leitura, escrita e pintura.
As atividades da área de saúde vão acionar as coordenações dos cursos de Nutrição, Gastronomia, Fisioterapia, Odontologia, Biomedicina, Farmácia, Medicina e Enfermagem da FIMCA.
Acadêmicos do Curso de Enfermagem, sob a coordenação da Prof.ª Teresa Cristina, estarão oferecendo informações referentes à saúde do homem e da mulher, sobre importância das vacinas e verificando a pressão arterial dos interessados, alertando, com ênfase, sobre os fatores de risco: obesidade e tabagismo.
Os professores, Dr. Joffre Resende e Dr. Daniel Pires Carvalho, coordenando os alunos do Curso de medicina, vão oferecer atendimento de Clínica Médica e Pediátrica a população.
As pessoas que desejarem conhecer o seu tipo sanguíneo e tiverem interesse em fazer a doação voluntária de sangue, serão atendidas pela equipe do Curso de Farmácia, que será coordenada pela Prof.ª Celina Aparecida Lugtemburg. Além da tipagem sangüínea, os acadêmicos irão conversar com os participantes sobre a importância da doação de sangue.
O Curso de Biomedicina, com as ações coordenadas pela professora Daniela Vizu, vai realizar exames com o intuito de identificar pacientes com anemia e demonstrar para a população a importância da Biomedicina para a saúde.
A Prof.ª Maria Fernanda Bijela estará comandando uma equipe de dois professores e 60 alunos do Curso de Odontologia, que vai esclarecer a população a respeito da técnica correta de escovação dentária, com a distribuição de kits odontológicos.
Avaliação do desenvolvimento motor em crianças, orientação sobre incontinência Urinária e avaliação e orientação sobre risco de quedas em idoso serão as atividades oferecidas pelo Curso de Fisioterapia. O professor Renato Campo, coordenador do curso, vai liderar uma equipe de seis professores e doze alunos (divididos em dois turnos) no oferta desses serviços.
Já os cursos de Nutrição e Gastronomia, com a orientação da professora Marília Teixeira Berno, vão promover uma campanha para uma boa alimentação, com orientação para alimentação de pessoas com anemia que tenham diagnóstico realizado pela Biomedicina; orientação para aquisição de frutas e vegetais saudáveis para todos os presentes; e informações para o estímulo ao consumo de frutas e vegetais.
Para a professora Sirlei Lourdes Oliva Grudzin, coordenadora NAIA – Núcleo de Atendimento e Integração Acadêmica, “é importante para a FIMCA e para a Faculdade Metropolitana participarem deste projeto, de amplo cunho social, com resgate da cidadania, oferecendo ações e serviços de qualidade”.
Ela lembra que este ano, a Ação Global comemora 15 anos e vai reunir 2.500 instituições parceiras e cerca de 40 mil voluntários. A atividade será realizada simultaneamente em 31 cidades brasileiras, onde serão oferecidos atendimentos na área de saúde, documentação, cidadania, educação e lazer, com emissão de documentos, consultas médicas, orientação sobre alimentação, cursos profissionalizantes e atividades esportivas.
Em Porto Velho as ações serão concentradas no Ginásio do SESI – Serviço Social da Indústria, na av. Rio de Janeiro.