logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Moacyr Scliar faz sucesso na FIMCA

11/05/2010 às 18h46min

 

Cerca de 500 acadêmicos participaram na noite desta segunda-feira, dia 10, da palestra proferida pelo escritor e médico especialista em saúde pública, Moacyr Scliar, no anfiteatro da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho. Autor de mais de 70 livros e membro da Academia Brasileira de Letras, o palestrante veio a Porto Velho para proferir a terceira palestra do Ciclo do Conhecimento, que abriu as atividades da II Semana de Enfermagem da FIMCA.
O Ciclo do Conhecimento é um projeto do CCSA – Consórcio Construtor Santo Antônio em 2009, com o objetivo de promover uma série de palestras gratuitas para a comunidade acadêmica rondoniense.
A II Semana da Enfermagem da FIMCA transcorre de 10 e 14 de maio, com a realização de palestras, curso, mini-curso e apresentação de peça teatral, atividades voltadas para a comunidade acadêmica, como forma de festejar o Dia do Enfermeiro, comemorado no dia 12 de maio. O tema do evento é: “O Enfermeiro (a) nos diversos campos de atuação: Político, Social e do Cuidado”.
A Palestra
Em sua palestra, Moacyr Scliar falou sobre a história da medicina, citando suas quatro fases: mágico religiosa, hipocrática (fase empírica), científica e social. Voltou à Idade Média, época de disseminação da lepra, de pestes que começavam a surgir com as viagens de navios. Em seguida, citou o período que, segundo ele, revolucionou a medicina e a saúde com a criação da primeira faculdade de medicina e os estudos de anatomia que permitiram o conhecimento do interior do corpo humano. Scliar falou das primeiras cirurgias e a posterior descoberta da anestesia, até chegar à era mais recente, já com Oswaldo Cruz, o fundador da saúde pública no Brasil. “Na última fase, que é a social, a ciência passa a ser levada à população. Saúde, que antes significava apenas evitar doença, passa a ser bem estar social”, explicou.
Avaliando os últimos 40 anos, o médico considera que a saúde pública tem melhorado. “Isso se baseia, por exemplo, nos números relacionados à mortalidade infantil que diminuíram muito. As campanhas preventivas, como as vacinações, também são pontos positivos. O problema principal é a questão da assistência médica”, frisou.
No final da palestra, Scliar respondeu as perguntas dos acadêmicos e participou de um debate com o médico Viriato Moura, a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Saúde e coordenadora do Curso de Enfermagem da FIMCA, Josefa Ramos, e o psiquiatra e diretor da FIMCA, Aparício Carvalho.

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas